Ícone do site Pérola News

Demissões na Vale deixam servidores em alerta em Corumbá

Duas plantas de beneficiamento da Mineradora Vale vão parar de produzir a partir de 1º de Agosto em Corumbá. Somando as demissões a esta notícia só confirma o que fora anunciado em dezembro do ano passado, sobre a possibilidade de fechamento da empresa no Centro Oeste brasileiro.

Diariamente três a quatro funcionários são demitidos após passarem por testes de alcoolemia e toxicológico. Segundo um servidor que pediu para não ser identificado temendo represálias, “a gente entra no ônibus e não sabe se vai continuar o percurso ou descer no caminho”, disse ao Capital do Pantanal, “semana passada meu primo foi até uma clínica marcar os exames de demissão e tinha 80 funcionários (da Vale) demitidos na frente. Essa situação de instabilidade nos deixa ansiosos”, disse preocupado o trabalhador, “todo dia eles fazem testes do bafômetro para demitir funcionário por justa causa”. O trabaalhador adiantou que já foram avisados do fechamento das plantas, “encerrando estas atividades com certeza a empresa fecha as portas em Corumbá” .

Em baixa

Em dezembro de 2014 a revista Exame havia publicado uma nota comunicando que a empresa poderia fechar as portas em Corumbá uma vez que a matéria prima do aço estava sendo cotada a preços baixíssimos. Na ocasião, o diretor da divisão de ferrosos da companhia Peter Poppinga disse que Corumbá era o menor sistema da multinacional, “em nove meses neste ano, Corumbá produziu 2,7 milhões de toneladas, uma parcela pequena perto do total da Vale” , disse se referindo a 2014.

Poppinga acrescentou que parar o sistema de uma só vez não seria simples. Então “preferimos esperar um pouco mais para ver onde o preço está indo”. Ele acrescentou que todas as minas da empresa nos sistemas Sul e Sudeste continuavam dando lucro com o preço atual.

O preço do minério de ferro caiu mais da metade este ano, sendo cotado a U$ 30 por tonelada no mercado asiático nesta quinta-feira 16 de Julho. Em 2014 quando a situação ainda era hipotética o preço já estava em 70,90 dólares por tonelada e já se falava em fechamento da empresa. O Capital do Pantanal tentou contato com a siderúrgica mas, até o fechamento não obteve resposta, mas tudo indica que a Vale vai parar suas atividades extrativistas nesta região e o índice de desemprego deve aumentar assustadoramente.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile