Ladário

Delari solicita ao DNIT alteração de vias em Ladário para facilitar captação de recursos para asfaltamento

 

A vereadora Delari Maria Bottega Ebeling (PP), apresentou uma indicação ao superintendente do DNIT no Estado de Mato Grosso do Sul, Euro Nunes Varanis Junior, solicitando estudo para que a rua Emília Alves seja transformada em extensão da BR 359.

“A Emília Alves possui valor histórico para Ladário. Além disso, é uma importante via de acesso aos portos instalados na cidade – Portobras e Granel Química, por onde são escoados vários tipos de produtos, entre eles o minério de ferro e o manganês, principais riquezas da nossa região”, disse a vereadora reforçando que o país vizinho, Bolívia, também utiliza os portos de Ladário para escoar seus produtos.

Entrocamento entre a BR 359 (Frei Liberato) e Emília Alves. O entrocamento também da acesso a zona rual da cidade – Codrasa e Assentamento 72 (Foto: Pérola News)

Delari fez um breve relato sobre os pontos positivos que a mudança trará para o município, “a Emília Alves é limítrofe com a área urbana e rural da cidade, transformando-se em uma extensão da BR 359 (Frei Liberato), facilitará a alocação de recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, para asfaltamento não só da Emília Alves, mas também do trecho da Frei Liberato”.

A parlamentar frisou que a via em discussão possui aproximadamente 02 km, entre a BR 359 (Frei Liberato) até a margem do Rio Paraguai, onde estão instalados os portos, “com essa mudança conseguiremos buscar uma solução de vez por todas para esse gargalo que aflige a população da parte alta, como também alavancar o desenvolvimento local de Ladário”, explicou.

Trecho da BR 359 denominada de Frei Liberato, não possui asfalto da rua Afonso Pena até o entrocamento da Emília Alves (Foto: Pérola News)

Emendas parlamentares

A luta de Delari não para por aí, em paralelo ao pedido de mudança da Emília Alves, de rua para BR 359, a vereadora apresentou indicações direcionais aos deputados estaduais Evander Vendramini (PP) e Rinaldo Modesto (PSDB) e as deputadas federais Bia Cavassa (PSDB) e Rose Modesto (PSDB), solicitando emendas parlamentares para asfaltamento da BR 359 (Frei Liberato) e Emília Alves.

“Temos que ser taxativos com relação ao asfaltamento desses dois trechos, pois a população que reside nas proximidades sofrem com doenças respiratórias – asma, bronquite e outras, pois as duas vias são cobertas com pó de minério de ferro para suportar o tráfego pesado de carretas. Além do mais, nosso município tem uma população de aproximadamente 21 mil habitantes e no entorno da BR 359 (Frei Liberato) e da rua Emília Alves, existem as Escolas Municipais Marques de Tamandaré, Nelson Mangabeira e Professor João Baptista, as creches Eloisa Urt, Padre Ernesto Sassida e Irmã Regula e mais três postos de saúde. O pedido se reforça ainda mais ao lembramos que os referidos trechos dão acesso aos bairros Nova Aliança, Alta Floresta I e II, Almirante Tamandaré e Boa Esperança”, finalizou.

Outras indicações

Ao prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares (PSDB), com cópia secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Edilson Soares Ferreira da Silva, para que faça a manutenção de lâmpadas em todo trecho da rua Afonso Pena e poda das árvores que estão atrapalhando a iluminação.

Ao prefeito de Ladário, com cópias ao secretário municipal de Saúde, Denilson Marcio da Silva e de Infraestrutura e Serviços Públicos, para que sejam feitos reparos e instalação de equipamentos de saúde no Centro Comunitário do Assentamento 72, para que o local volte a atender a comunidade local.

Ao prefeito de Ladário, com cópia ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, para que faça limpeza e manutenção em toda extensão da rua Emília Alves.

Projetos de Lei

Delari apresentou um Projeto de Lei, alterando o Artigo 2º da Lei nº 1.007, que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Conforme o projeto, o referido artigo passa a ter a seguinte redação: “O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável será composto por 05 (cinco) membros governamentais, nomeados pelas suas respectivas esferas municipal, estadual e/ou federal e 05 (cinco) membros não governamentais escolhidos entre as suas instituições”.

A parlamentar também apresentou outro Projeto de Lei, com a finalidade de instituir um dia no mês maio para homenagear os profissionais das áreas de Enfermagem, Assistente Social e Pedagogia. A referida homenagem se dará em Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal de Ladário. (Assessoria de Imprensa da Vereadora)