Ladário

Cururueiros mantém tradição durante São João Pantaneiro que começa neste sábado (21) em Ladário

Os mestres curureiros mostraram a tradição que é passada de geração em geração (Kléverton Velasques)

 

São João Pantaneiro começa hoje (21) e segue até segunda (23)
Apresentação dos cururueiros é um dos momentos mais aguardados durante os festejos juninos

O Grupo de Cururueiros de Ladário já está afinadíssimo para a apresentação que será na segunda-feira (23), às 20h30, durante o São João Pantaneiro, um dos festejos juninos mais tradicionais da região do Pantanal, que começa neste sábado (21). Ao todo, cinco integrantes participam do grupo, e os ensaios tiveram início na semana passada. A participação do grupo, pretende reforçar ainda mais as manifestações culturais de Ladário.

Mesmo em época de Copa do Mundo, a festa em Ladário promete fortalecer a tradição e as cores juninas, desde sexta-feira (20), as cores vermelho e branco começaram a tomar conta da Praça de Nossa Senhora dos Remédios, ponto central do São João Pantaneiro, e de todo o perímetro do evento.

“Pelo segundo ano estamos fomentando a participação do Grupo de Cururueiros no nosso tradicional São João Pantaneiro. Estamos trabalhando na valorização da nossa cultura local”, ressaltou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

Os cinco componentes do grupo já estão preparados para o dia da apresentação. O Grupo de Cururueiros é composto da seguinte forma: José Cabral da Silva (Zé Pretinho), na Viola de Cocho; João Damazio de Pinho (João da Bomba), no Ganzá; Sebastião de Souza Brandão, na Viola de Cocho; Antonio de Souza Brandão, no Ganzá; e Vitalino Soares, na Viola de Cocho.

“O Cururu é uma dança tradicional acompanhada da Viola de Cocho e do Ganzá, onde a roda é formada por até cinco integrantes. Seu valor cultural é de grande relevância para Ladário, pois fortalece nossa cultura local”, informou a Historiadora e Assessora do Núcleo de Apoio à Classe Artista da Fundação de Cultura, Daiane Lima.

Apesar de a sonoridade ser produzida por apenas dois instrumentos, um fator importante do grupo é a presença marcante da voz, que entoa músicas sertanejas de raiz, retomando um estilo musical antigo e “contador de histórias”. A participação desses cururueiros é de suma importância para o evento, pois resgata valores tradicionais do São João.

No último dia de festa, um dos pontos cruciais do evento é a Missa Sertaneja. Após a reza, todos seguirão para o local onde o Mastro será erguido, acompanhado pelo Grupo de Cururueiros, que em seguida fará a apresentação. “A participação dos nossos cururueiros de Ladário é de suma importância no momento da suspensão do Mastro, após a Missa Sertaneja, momento de Fé e Devoção”, frisou Wanessa.

O momento mais esperado do festejo está marcado para iniciar às onze horas e trinta minutos da noite de segunda-feira, quando os festeiros darão início à Descida e Cortejo do Banho de São João, seguindo até o Porto de Ladário, nas mediações do Porto do Álvaro, para que os Santos sejam banhados.

Confira a programação:

21/06/2014 – Sábado

20h: Abertura Oficial do São João Pantaneiro 2014
20h20: Apresentação de Danças Regionais com grupos das escolas e comunidades
22h: Show com Banda Local

Local: Praça Nossa Senhora dos Remédios

22/06/2014 – Domingo

20h: Concurso de Quadrilhas
22h30: Resultado e Premiação do Concurso de Quadrilhas
23h: Show com Banda Local

Local: Praça Nossa Senhora dos Remédios

23/06/2014 – Segunda

19h: Missa Sertaneja no Santuário Nossa Senhora dos Remédios
20h: Suspensão do Mastro de São João
20h30: Apresentação do Grupo de Cururueiros de Ladário
21h: Apresentação de Siriri
21h30: Concurso de Andores de São João
23h30: Cortejo e Descida para o banho de São João no Porto de Ladário
00h40: Show com Banda Local

Local: Praça Nossa Senhora dos Remédios

 

Por: Da Redação