Delícias da cozinha pantaneira estiveram ao alcance de vinte mulheres inscritas no Curso de Gastronomia, como parte do convênio do Instituto Moinho Cultural com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e realização do Ponto de Cultura Arte e Gastronomia. O curso contou com a coordenação de Lídia Leite e se desenvolveu durante quatro dias, de segunda a quinta-feira no Instituto Moinho Cultural.
Receitas da culinária regional como a Costela Pantaneira e a Banana Real enriqueceram o conhecimento de corumbaenses, ladarenses e de quem está há muito pouco tempo radicado à região, como a cearense Ana Cleide Pereira Silva e a carioca Adriana Freitas da Conceição Miguel, participantes do curso. “Gosto muito de cozinhar, mas não conhecia nenhum desses pratos e achei a Costela Pantaneira uma delícia, além de ser fácil de preparar, engrossando o caldo com creme de macaxeira”, afirmou Ana Cleide. “Macaxeira no nordeste, mandioca aqui, o curso também é útil pra gente se familiarizar com os nomes”.
Grávida de três meses e em Corumbá há apenas quatro meses, a carioca Adriana Miguel percebeu que aprender a culinária regional vai ajudar a fazer novos amigos. “Adorei a receita da Costela Pantaneira e da Banana Real”, contou.
Mesmo para a corumbaense Karla Karoline Servion, acadêmica do curso de Letras da UFMS Campus Pantanal, as receitas foram novidades. “Além da costela, aprendemos a fazer a lasanha com carne seca, outro prato delicioso”, afirmou. Lídia Leite, coordenadora do curso, ressaltou a simplicidade das receitas. “São fáceis de preparar e levam um toque especial do jeito pantaneiro de cozinhar”, ressaltou.
A Costela Pantaneira é feita na panela de pressão e, como segredo, leva creme de mandioca para engrossar o caldo e adquirir um sabor inigualável. O projeto Ponto de Cultura é uma realização da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, programa Cultura Viva, SCDC/Ministério da Cultura e Governo Federal. (Assessoria de Imprensa IHP/Moinho Cultural )
Por: Da Redação