No último dia 19 de dezembro, na Casa do Marinheiro de Ladário – CAMALA, duas turmas do Curso de Libras Básico foram certificadas, ondo o curso foi iniciado em 23 de setembro deste ano e finalizando em 12 de dezembro, totalizando 40 alunos concluintes. O curso foi ministrado pela professora Edinéia Aparecida Lannes da Silva, com carga horária de 40 h/a.
Segundo a Secretária de Educação, Elizama Medina, este curso está presente nas inúmeras formações que a Rede Municipal de Ensino vem oferecendo aos professores e comunidade, já como projeto pioneiro pela Educação Inclusiva.
LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi estabelecida através da lei nº 10.436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas, definida no parágrafo único como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. (Texto/Foto: Secretaria Municipal de Educação de Ladário)