Ladário

Cultura e arte das nações marcam o Dia da Mulher em Ladário

Prefeito José Antonio destacou avanços da mulher brasileira

 

Prefeito José Antonio destacou avanços da mulher brasileira
Poetisa Lilia Roa (no centro) pediu mais oração, perdão e ternura

O grupo FALA (Fábrica Artística Cultural Latino Americana), dirigido em Corumbá pelo poeta, escritor e professor de História, Benedito C.G.Lima, e em Ladário pelo coordenador do Grupo Argos de Teatro, Anibal Monzon, prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com ato cívico, no auditório da Câmara, que reuniu culturas do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, com apoio da Prefeitura de Ladário. Um dos destaques foi a poetisa e professora paraguaia Lilia Gonzales Roa, de 83 anos, convidada especial “Quero fazer um pedido a todas as mulheres. Precisamos de oração, precisamos conversar com Deus. Rezar e trabalhar, falar e escutar, para poder perdoar”, afirmou. “Gostaria que vocês fossem mulheres que não censuram, mas mulheres cheias de ternura”, acrescentou.

Além dos coordenadores e da poetisa, participaram o prefeito José Antonio, a primeira dama e secretária de Integração de Políticas Sociais, Gisele Saab; a superintendente de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Paula Silva; as vereadoras Delari Ebeling e Miriam de Oliveira; a secretária do grupo FALA, Luciana de Moura Pacífico; a presidente da Associação de Cultura e Artesãos de Ladário, Regina Neves; a presidente do Amor Peixe, Joana Campos; a presidente do Instituto Innegra (Mulher Negra), Ednir de Paulo; a professora argentina de Língua Espanhola da UFMS, Verônica Pelegrini; e o cônsul da Bolívia, Juan Carlos Merida.

Bailarinas do Corpo de Dança Folclórica de Puerto Quijarro apresentaram-se em trajes típicos e dançaram músicas regionais de cada um dos nove departamentos da Bolívia. Grupo de Teatro de Ladário, coordenado por Cecília da Silva Oliveira, a Ceci, apresentou uma comédia contando com atores ladarenses, entre eles Zizi, Zilda, Guiomar, Carla, Dora, Iara, Barbosinha e Chumbo Grosso.

O poeta Acelino Ferreira Lima, o Chumbo Grosso, em traje típico, apresentou a poesia “Sou Pantaneiro”, de sua autoria. O poeta Benedito C.G.Lima deixou o endereço do novo blog interativo da cultura: donquixte pantaneiroeamigospoetas.bligoo.com.br. Integrantes da Associação de Cultura e Artesãos de Ladário e do Amor Peixe de Corumbá realizaram exposição de suas peças. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação