Ícone do site Pérola News

Cultura do Estado realiza Oficina do Edital de Economia Criativa

A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) realiza a partir de 15 de fevereiro oficinas para auxiliar empreendedores a elaborar projetos para o edital de Economia Criativa. O edital foi aberto no último dia 4 de janeiro recebendo inscrições até 3 de março. Serão beneficiados projetos de economia criativa que visem estimular, valorizar e fomentar empreendimentos criativos no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural, turístico e artístico, bem como a inovação, a sustentabilidade e a geração de renda dos empreendedores individuais ou grupos sociais.

O valor do edital é de R$ 250 mil e serão contemplados dez projetos propostos por Instituição de Direito Privado, Sem fins Lucrativos, no valor de R$ 20 mil, e cinco projetos para os empreendedores individuais. Outra questão relevante é que os projetos aprovados terão o acompanhamento direto por um período de 12 meses da Superintendência de Economia Criativa, a qual buscará parceiras com Universidades e outras instituições para o apoio ao fomento e a sustentabilidade dos projetos selecionados.

Classificação

É considerada economia criativa o conjunto de atividades culturais, econômicas e de gestão de negócios que se originam no conhecimento, criatividade, no capital intelectual individual ou coletivo focadas em processos, produções de bens e serviços para a geração de trabalho e renda. Poderão participar desta chamada empreendedores individuais e coletivos em um ou mais setores da economia criativa, conforme os temas relacionados nesta chamada: Associação/instituições de natureza cultural sem fins lucrativos; Pessoas com idade superior a dezoito anos e com no mínimo de dois anos de experiência comprovada; Brasileiros natos ou naturalizados; quando estrangeiro, ter visto permanente; Residentes no Estado de Mato Grosso do Sul.

As propostas devem estar vinculadas com os seguintes temas estratégicos: a) Patrimônio: patrimônio material e imaterial, arquivos e museus; b) Expressões Culturais: artesanato, artes visuais, fotografia gastronomia, culturas populares, culturas indígenas, cultura e/ou festa pantaneira, cultura e/ou festa do cerrado e quilombola; c) Artes de Espetáculo: dança música, teatro e circo; e) Audiovisual: cinema, televisão, vídeo, rádio e web; f) Criações Funcionais: moda, design, arquitetura e urbanismo, publicidade, aplicativos e games.

Oficinas

Para orientação e capacitação aos interessados, a Sectei está realizando uma caravana para as oficinas em Campo Grande e no interior do estado. Para os interessados de Ladário e Corumbá, a Oficina acontecerá no dia 17 de fevereiro, na sede do SEBRAE Av. Rio Branco N° 1180, Bairro Universitário, das 14h as 18h sobre o Edital de Economia Criativa, com a Superintendente de Economia Criativa Claudia Medeiros. Em seguida das 18h30 as 21h30, o tema será o Edital do Audiovisual com a coordenadora do Museu de Imagem e Som da FCMS, Marinete da Costa Gomes Pinheiro.

Para o secretário estadual de Cultura, Athayde Nery, esse edital de economia criativa abre uma série de possibilidades para o fomento de atividades importantes. “Estamos estimulando atividades feitas de modo alternativo, que contribuam de forma inquestionável para a melhoria do cotidiano das pessoas. Queremos selecionar cinco iniciativas que promovam, por exemplo, a geração de renda, que tenham como base a criatividade, o conhecimento e a cultura. A economia criativa pode gerar inovação social quando essas novas fontes passam a ser entendidas como elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”.

Para Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação de Cultura de Ladário a iniciativa do Governo Estadual, que conta com o apoio da administração ladarenses, é muito importante. “Na fundação sempre trabalhamos para dar capacitação aos artistas da terra, valorizando nossa cultura e suas manifestações. Assim estaremos dando suporte para que eles possam se candidatar com projetos significativos para a preservação dos nossos costumes e tradições”, destacou.

As inscrições para o edital de Economia Criativa vão até 3 de março de 2016. Mais informações no site http://www.sectei.ms.gov.br/?page_id=241 e pelo telefone Fundação Municipal de Cultura de Ladário 3226-5173. Com informações da ASCOM/SECTEI. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile