A estrutura é capaz de atender centenas de pessoas em várias áreas. Hoje, já estão inscritos 80 crianças e 40 idosos, segundo informou Eiza Bassoli, psicóloga que é coordenadora da Proteção Social Básica do município de Ladário. Ela enfatizou que, por enquanto, as inscrições para o Geração de Renda, que é um programa que oferece cursos profissionalizantes, ainda não estão abertas, o que deve acontecer a partir de março.
“Aqui nós desenvolvemos atividades de benefícios eventuais, ou seja, atendemos a população, eventualmente com cestas básicas, auxílio natalidade, lonas, auxílio mortalidade, quando é o caso de eventuais imprevistos”, disse Eiza, sobre as atividades oferecidas pelo CRAS, que fica no bairro Mangueiral, no local onde funcionava a “Chácara do Batom”.
Um dos pontos fortes do CRAS é o fortalecimento de vínculos, desenvolvido com crianças de 0 a 17 anos. “Temos aulas de dança, de natação, arte, artesanato, artes marciais, e outras áreas, de acordo com as necessidades, inclusive o auxílio pedagógico, com o reforço escolar”, disse Eiza.
“Mas, além disso, temos os serviços aos idosos. Nós temos o centro de convivência com as atividades oferecidas ás crianças, entre elas, a hidroginástica, a arte e o artesanato. E nós pretendemos abrir um grupo para gestantes também”, adiantou.
Para se inscrever nas atividades do Centro de Referência, é só ir até a sede da entidade, levar os documentos pessoais e um comprovante de residência, e no caso das crianças o comprovante de que ela está regularmente matriculada. Quem não tem o NIS, que é o Número de Inscrição Social, será inserido no cadastro único, na hora pelos profissionais da assistência, tudo sem nenhum tipo de custo.
“O nosso acompanhamento é para fortalecer os vínculos, tanto com a família, quanto com a sociedade, ensinar as crianças e os idosos sobre os direitos que eles têm, direitos e deveres, e auxiliar nas questões pedagógicas e em todos os sentidos”, afirmou Eiza. Ela lembrou que o centro fica aberto durante todo o dia, tem uma grande estrutura com salas, área de lazer, de convivência e até piscina.
“O nosso trabalho é a porta de entrada do cidadão para os benefícios que o município oferece. Aquele atendimento que não conseguimos fazer aqui, a gente dá encaminhamento, para isso temos uma equipe capacitada, com psicólogos e assistentes sociais e fazemos visitas domiciliares quando é necessário”, classificou, ao lembrar que no CRAS também é gerido o Bolsa Família e o Cadastro Único. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação