Ladário

Cras está com inscrições abertas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

É um braço importante do bom convívio entre o Poder Público e as comunidades menos assistidas, por isso mesmo, até o prefeito Carlos Ruso fez questão de participar, ao lado da secretáraia de Assistência Social, Andressa Paraquett, do encontro com as famílias que deu a largada para as atividades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Eu estou aqui porque quero que durante esse período, possamos trabalhar juntos, desenvolvendo projetos que sejam benéficos para as nossas comunidades”, disse o prefeito.

A estrutura é capaz de atender centenas de pessoas em várias áreas. Hoje, já estão inscritos 80 crianças e 40 idosos, segundo informou Eiza Bassoli, psicóloga que é coordenadora da Proteção Social Básica do município de Ladário. Ela enfatizou que, por enquanto, as inscrições para o Geração de Renda, que é um programa que oferece cursos profissionalizantes, ainda não estão abertas, o que deve acontecer a partir de março.

“Aqui nós desenvolvemos atividades de benefícios eventuais, ou seja, atendemos a população, eventualmente com cestas básicas, auxílio natalidade, lonas, auxílio mortalidade, quando é o caso de eventuais imprevistos”, disse Eiza, sobre as atividades oferecidas pelo CRAS, que fica no bairro Mangueiral, no local onde funcionava a “Chácara do Batom”.

Um dos pontos fortes do CRAS é o fortalecimento de vínculos, desenvolvido com crianças de 0 a 17 anos. “Temos aulas de dança, de natação, arte, artesanato, artes marciais, e outras áreas, de acordo com as necessidades, inclusive o auxílio pedagógico, com o reforço escolar”, disse Eiza.

“Mas, além disso, temos os serviços aos idosos. Nós temos o centro de convivência com as atividades oferecidas ás crianças, entre elas, a hidroginástica, a arte e o artesanato. E nós pretendemos abrir um grupo para gestantes também”, adiantou.

Para se inscrever nas atividades do Centro de Referência, é só ir até a sede da entidade, levar os documentos pessoais e um comprovante de residência, e no caso das crianças o comprovante de que ela está regularmente matriculada. Quem não tem o NIS, que é o Número de Inscrição Social, será inserido no cadastro único, na hora pelos profissionais da assistência, tudo sem nenhum tipo de custo.

“O nosso acompanhamento é para fortalecer os vínculos, tanto com a família, quanto com a sociedade, ensinar as crianças e os idosos sobre os direitos que eles têm, direitos e deveres, e auxiliar nas questões pedagógicas e em todos os sentidos”, afirmou Eiza. Ela lembrou que o centro fica aberto durante todo o dia, tem uma grande estrutura com salas, área de lazer, de convivência e até piscina.

“O nosso trabalho é a porta de entrada do cidadão para os benefícios que o município oferece. Aquele atendimento que não conseguimos fazer aqui, a gente dá encaminhamento, para isso temos uma equipe capacitada, com psicólogos e assistentes sociais e fazemos visitas domiciliares quando é necessário”, classificou, ao lembrar que no CRAS também é gerido o Bolsa Família e o Cadastro Único. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação