Ícone do site Pérola News

Município de Corumbá recebe II Encontro Internacional de Jornalistas

A troca de experiência entre profissionais de comunicação das cidades fronteiriças do Brasil e Bolívia é um dos objetivos do II Encontro Internacional de Jornalistas na fronteira, que acontece no dia 29 de novembro no Centro de Convenções de Corumbá.

Profissionais das cidades de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro vão debater o modo de trabalho, o desenvolvimento do setor nos dois países, as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas da região de fronteira e propostas para a melhoria de trabalho, como também analisar meios de ampliar a rede de contatos destes profissionais.

O evento integra a programação da Jornada MS Sem Fronteiras, que inclui também seminário para representantes de entidades bolivianas e brasileiras e rodada de negócios entre micro e pequenas empresas dos dois países. O projeto MS Sem Fronteiras, do Sebrae, visa apoiar o desenvolvimento de empreendimentos e o surgimento de novos negócios nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

A atuação do projeto será apresentada durante o Encontro de Jornalistas pelo gerente de Projetos Estruturantes do Sebrae MS, Rodrigo Pirani. Entram também na pauta do evento palestras sobre as mídias de comunicação, como é o caso da imprensa escrita na fronteira, que será debatida pela jornalista e mestre em estudos fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Lívia Gertner.

A televisão e o telejornalismo – Brasil Paraguai vão ser apresentados no evento pelo professor do Departamento de Jornalismo da UFMS e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Câncio.

Os grupos de estudos fronteiriços dos campus da Universidade Federal de Campo Grande e Corumbá apresentam as experiências vividas por eles nas fronteiras Brasil – Paraguai e Brasil – Bolívia, respectivamente.

No encerramento da segunda edição do encontro, os participantes poderão conhecer os resultados do estudo “Mato Grosso do Sul sem fronteiras; características e interações territoriais – Brasil, Bolívia e Paraguai”, pesquisa realizada no início de 2011 pelo Sebrae e que traça o perfil sócio-econômico destas regiões.

O evento é realizado pelo Sebrae MS com apoio da UFMS, Sindicato de Jornalistas de MS (Sindijor MS), Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Quijarro e Sindicato dos Trabajadores de la Prensa de Puerto Suárez.

Caravanas

O evento aguarda ainda a presença de profissionais da imprensa e representantes de entidades do Paraguai e de Ponta Porã e jornalistas de Campo Grande. Estão sendo organizadas caravanas com saídas da Capital, Ponta Porã, Puerto Suarez e Puerto Quijarro. As inscrições são gratuitas.

O Encontro Internacional de Jornalistas – Brasil e Bolívia acontece das 14 às 18 horas. Mais informações pelos telefones 3389-5536 e 3389-5499.

Primeira edição

O I Encontro Internacional de Jornalistas aconteceu em maio deste ano em Ponta Porã e também debateu a experiência de profissionais de fronteira, desta vez, em cidades do Brasil e do Paraguai.

Como resultado das discussões está sendo elaborada uma carta que aponta aspectos de impacto na integração entre as comunidades dos dois países e no desenvolvimento da região fronteiriça.

Entre os pontos negativos listados, está o preconceito para assuntos relacionados às pautas de fronteira e, uma das propostas elencadas para a melhoria da relação entre estes profissionais está o de promover eventos de integração entre jornalistas dos dois países, especialmente os que atuam na região da fronteira.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile