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Corumbá e Ladário deve receber R$ 4,2 mi durante festas de fim de ano

 

O comércio de Corumbá e Ladário deve receber cerca de R$ 4,2 mi durante o período de festas de fim de ano. É o que aponta a pesquisa de intenção de consumo realizada pela Fecomércio MS em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros.

O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, ressalta que o montante que irá circular é expressivo, haja vista que a data é a mais importante para o comércio varejista. “A pesquisa aponta que 91% dos entrevistados afirmam que vão às compras e é importante lembrar que não estamos considerando vendas de artigos para decoração, compras para a ceia, hospedagens e gastos em hotéis e restaurantes.”

Entre os homenageados estão as mães (22%), pais (11%), filhos (22%) e esposos (13%). Grande parte dos presentes deste Natal será roupas (24%), brinquedos (14%), calçados (19%) e perfumaria (18%).

Segundo a pesquisa, o valor médio do presente será de R$ 110,00. Esse valor está abaixo do apontado no ano passado, quando os consumidores afirmaram que pretendiam gastar R$ 140,00 por presente e comprar até quatro presentes por pessoa. “Preço bom, considerando que 64% desses consumidores afirmam que vão comprar até três presentes, cada”.

Comportamentos de consumo – Para o comerciante, o momento é de traçar estratégias para fidelizar o cliente. Na hora da compra, atendimento, preço e promoções são os itens que mais determinarão a compra do produto, segundo respostas 24%, 23% e 20% dos entrevistados. E 39% responderam que vão optar pelo pagamento à vista. Compras com cartão de débito representam 4%. Cartão de crédito, 2%. Já as compras a prazo serão realizadas com cartão de crédito (15%) cujas parcelas devem ser em até 4 vezes (63%).

65% dos consumidores afirmam que vão adquirir os presentes nas lojas dos centros. Outros 23% responderam que vão até a Bolívia; 9% comprarão nos bairros e 3% pela internet.

A pesquisa detectou ainda que 26% dos entrevistados irão às compras com menos de dez dias para o Natal e outros 36% na véspera. “Esse fluxo demonstra que o comerciante deve se preparar para o atendimento nesse período no que se refere à logística, com vendedores mais capacitados e com mix de produtos variados”, sugere Edison Araújo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 08 de novembro.

 

Por: Da Redação