Buscando a melhoria contínua nas ferramentas de gestão da administração municipal de Ladário, servidores dos setores de compras e licitações da Prefeitura participaram de curso de capacitação para o controle interno.
O sistema de Controle Interno Municipal compreende o conjunto de normas, planos e procedimentos que têm por objetivo efetivar a avaliação da gestão pública e o acompanhamento dos programas e políticas públicas. O controle existe para garantir que os objetivos da administração pública sejam cumpridos, dando maior transparência na aplicação dos recursos, procurando, no decorrer da gestão, atuar preventivamente na detecção e correção de irregularidades.
O controle interno deve ser instituído em todas as esferas do governo, principalmente na esfera municipal, conforme art. 30 da Constituição Federal de 1988. Em Ladário, a Controladoria-Geral do Município foi criada através da Lei Complementar nº67, pelo Prefeito José Antonio Assad e Faria, em dezembro de 2012.
A capacitação, com duração de cinco horas, foi ministrada pelo Chefe da Controladoria-Geral de Corumbá, Sérgio Rodrigues, que explicou o funcionamento do controle interno na administração pública, “é uma obrigação de o gestor público obedecer a Lei do controle interno, porém nos últimos anos, a Lei passou a ser mais cobrada, tanto nos tribunais de conta do município quanto pela controladoria geral da união, que funcionam como braço dessas unidades de controle externo”. Sérgio parabenizou a iniciativa do prefeito em capacitar os servidores para melhor gestão da administração pública, “os ladarenses têm um prefeito que faz questão dessas capacitações e não mede esforços para que elas aconteçam se interessa em capacitar o seu pessoal para fazer o seu trabalho diário da melhor forma possível”.
De acordo com o prefeito dos ladarenses, o intuito é capacitar os servidores para desenvolver ainda mais o seu trabalho, “nós queremos para Ladário o reconhecimento e o respeito de como as coisas são resolvidas na controladoria de Corumbá, então a capacitação irá contribuir muito para que nós possamos ter a nossa controladoria, seguindo os passos da Controladoria de Corumbá”, lembrou ainda que é preciso fazer e acontecer para que a controladoria de Ladário seja feita da forma mais perfeita possível, “tenho certeza que nós hoje estamos dando um passo muito grande para conseguir o que almejamos através dessa capacitação”. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação