Ladário

Consultas médicas e capacitação profissional são os destaques apontados em Audiência Pública de Saúde

Secretário de saúde, Cléber Colleone, destacou o aumento das consultas médicas

 

Secretário de saúde, Cléber Colleone, destacou o aumento das consultas médicas

Visando dar transparência e visibilidade da gestão pública municipal de Ladário, a Secretaria de Saúde realizou na noite desta quinta-feira (16), mais uma audiência pública para a prestação de contas quadrimestral. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito José Antonio Assad e Faria, do Secretário de Saúde Cléber Colleone e toda a sua equipe, e da população que lotou o auditório da Câmara.

Durante a audiência, a Secretaria Municipal de Saúde de Ladário, apresentou o balanço das ações do 1° e 2° quadrimestre de 2013, com números, programas e investimentos que comprovam melhorias comparando aos anos anteriores.

A apresentação no auditório da Câmara dos vereadores foi feita pelo Secretário de saúde, Cléber Colleone que destacou o aumento das consultas médicas que até o momento contabilizam 23.752, o que equivale a 2.969 consultas por mês.

Assunto também abordado na audiência foi a importância de saber distinguir os tipos de atendimentos prestados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as ambulâncias da Secretaria de Saúde. Todos os serviços de urgência e emergência são prestados pelo Samu regional, é toda parelhada para resgate e casos que tenha risco de vida ao paciente inclusive parto. Já a ambulância da Secretaria de Saúde atua em casos de simples remoção ou seja quando não há risco de morte.

Outro dado apresentado de grande relevância foi o investimento em capacitação dos profissionais da saúde onde em sua maioria, 77% referem-se a servidores efetivos.

Os grupos terapêuticos são programas que trabalham a temática da saúde junto aos diversos segmentos como hiperdia, saúde do trabalhador, desafio saúde, mamãe e bebe, saúde na escola, saúde do homem, saúde da mulher e de bem com a vida, tiveram um aumento significativo na participação da população. Os grupos têm como principal objetivo promover a saúde e a prevenção.

De acordo a Gerente de Unidade Administrativa e Financeira, Marcela Mariana de Barros, é muito importante a realização deste trabalho para a prevenção à saúde, “Prevenir é deixar de ficar doente, é ter a oportunidade da qualidade de vida”.

 

Por: Da Redação