Ladário

Conselhode Cultura de Ladário analisa os trabalhos realizados pela Fundação

 

Na última sexta-feira (25) foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Cultura com o objetivo discutir o Decreto N° 2.268/2013 assinado pelo Prefeito Municipal de Ladário, José Antonio Assad e Faria que entrou em vigor na data de 07 de maio de 2013 e aprova o Estatuto da Fundação Municipal de Cultura.

A Diretora-Presidente de Cultura, Wanessa Rodrigues, explicou aos membros do conselho sobre os recursos da Fundação de Cultura, qual é a função realizada por ela estando à frente da fundação e como é feito o atendimento aos interesses da população. Na oportunidade, fez referência ao funcionamento do Núcleo de Assessoria à Classe Artística e Cultural, que realiza atendimentos todas as terças-feiras, de 7h30 às 11h, buscando elaborar desenvolvimento e acompanhamento nas prestações de contas dos projetos.

Durante a reunião foi apresentada também, a organização administrativa da estrutura básica da Fundação de Cultura e suas respectivas áreas de competência, encarregadas de executar as atividades operacionais e administrativas vinculadas diretamente à Diretora-Presidente. Com esse conhecimento, os membros do Conselho ganharam maior visibilidade de administração para execução de seus propósitos.

Um dos assuntos mais importantes da reunião foi a apresentação da estrutura do Sistema Nacional de Cultura, que Ladário fez adesão em 2013 e já cumpriu três das cinco etapas para ter o seu Sistema Municipal de Cultura implementado: instituição do órgão gestor de Cultura (2013), realização da Conferência Municipal de Cultura (2013) e criação do Conselho Municipal de Cultura (2014).

Cada membro presente recebeu um documento informativo sobre o Plano Municipal de Cultura que deverá ser elaborado minuciosamente para que atenda seus requisitos. O plano é importante para a cidade, pois estabelece ações de cultura para um período de dez anos, gerando condições para desenvolver e preservar a diversidade das expressões culturais e promover o acesso a elas. Essas ações visam satisfazer parte das necessidades básicas essenciais para o pleno exercício da cidadania.

O próximo encontro está marcado para final de agosto, para discussão e apresentação de propostas acerca do Plano Municipal de Cultura. A discussão será em torno de tópicos sobre: o plano de cultura, o Sistema Municipal de Cultura (SMC), a Importância da Lei do SMC, fase de Implantação do SMC, entre outros. A reunião é realizada somente com os membros do Conselho.