O Conselho Municipal de Saúde de Ladário reúne, nesta terça feira, 16 de maio, na Câmara Municipal, os principais setores ligados à saúde da mulher. A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres discute propostas que serão levadas à conferência estadual, trabalhando o tema: “Saúde das Mulheres, desafios para integralidade com equidade”.
Estão presentes no encontro, que vai até as cinco horas da tarde, a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos, que levou os principais membros de sua equipe; a secretária municipal de Políticas Públicas, Sociais e Cidadania, Delari Botega Ebeling, a Câmara Municipal de Ladário, representada pelo vereador Jonil Barcelos e a Prefeitura Municipal de Ladário, representada pelo chefe de gabinete Hélder Botelho, entre outros órgãos e entidades representativos.
Em Ladário a Secretaria Municipal de Saúde vem avançando no atendimento à mulher. “Nós fizemos a contratação de médicos conveniados, no caso ginecologista para melhoria da assistência pré-natal e melhoria da qualidade desse pré-natal, estamos fazendo a coleta do preventivo no período noturno e aos sábados, para facilitar o acesso”, disse a secretária Ana Lúcia. Mas ela admite que faltam políticas que poderão ser implementadas a partir desta primeira conferência.
“Nós estamos bem representados aqui, temos tudo para conseguir boas propostas para levarmos para a conferência estadual”, avaliou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Carlos Pereira. Ele enfatizou ainda que realizar uma conferência bem estruturada e defender as propostas que realmente são necessárias para solidificar a saúde da mulher, é ponto primordial para que se possa sair do município com base para participar da conferência estadual.
Na abertura da conferência, a pedagoga Cristiane de Oliveira Santana fez uma palestra abordando o tema da integralidade com igualdade. Durante todo o dia haverá oficinas, discussões em grupos e defesa de proposições. Também serão eleitos os delegados que irão representar Ladário na estadual levando as propostas do município. (Assessoria de Imprensa-PML)