A Casa dos Conselhos de Ladário, na rua Comandante Souza Lobo, realizou Assembleia Geral de Eleição dos Membros não Governamentais do Conselho Municipal da Cidade de Ladário (CMC), aberta no dia 2 de agosto por Ahmad Schabib Hany, membro da Secretaria-Executiva do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (FORUMCORLAD) em representação do Comitê de Corumbá e Ladário da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que fez a leitura do Edital de Convocação.
Schabib agradeceu a presença de todos e em particular o esforço de Aurélio Quintiliano da Cruz, presidente do CMC, que não mediu esforços para mobilizar as entidades e preparar esta Assembleia Geral de Eleição, e anunciou uma reunião preparatória para organizar a Primeira CONSOCIAL (Conferência Regional de Controle Social de Corumbá e Ladário), cujo foco é o fortalecimento da atuação dos cidadãos nos conselhos de políticas públicas, como determina a Constituição Federal de 1988.
Foram convidados para compor a mesa: o secretário municipal de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Secretário de Desenvolvimento Integrado, Comandante Jorge José Pinto de Castro; o secretário de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ramos Ohara; o secretário de Planejamento e Gestão Governamental, engenheiro Roberto Guimarães; os procuradores Jurídicos do Município, advogados Cândido Burguês de Andrade Filho e João Carlos B. R. Dantas.
O secretário De Castro deu ênfase à importância do cidadão comum participar da administração por meio de sua atuação nos conselhos de políticas públicas; o secretário Alexandre Ohara destacou o papel do conselheiro na formulação de políticas públicas como instrumento de cidadania; o secretário Roberto Guimarães salientou o controle social como instrumento de fortalecimento da comunidade e a garantia do gestor público municipal empenhar-se na efetivação desses instrumentos de participação popular.
Por sua vez, o advogado João Carlos Dantas discorreu sobre o significado das garantias constitucionais na consolidação desse direito oriundo da Constituinte de 1988, e o advogado Cândido de Andrade Filho deu ênfase para o avanço da cidadania na construção de uma Ladário participativa com qualidade de vida e de acolhimento aos segmentos em situação de fragilidade social, econômica e portadores de necessidades especiais. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)
MEMBROS ELEITOS
Segmento Ongs: Ariodê Martins Navarro (Organização de Cidadania, Cultura e Ambiente – OCCA, seis (06) votos, titular, e José Luiz Soares Braga (Associação de Moradores do Centro, AMOCENTRO) 05 votos;
Segmento Comunitário: Luiz Carlos Gomes de Aquino (Centro Espírita Emmanuel (CEE), sete (07) votos; titular; Sérgio Román Aguilera (Associação dos Militares da Reserva da Marinha), seis (06) votos, suplente.
Segmento Produtores Rurais: Pedro Damião Antunes de Jesus (Associação de Moradores e Produtores Rurais da Codrasa – AMPRC), seis (06) votos, titular; Carlos Ortiz Fernandes (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Tamandaré, AMABAT); suplente.
Segmento Econômico: Maximiano Francisco Santos Sabatel (Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Ladário – ACOLA), seis (06) votos, titular; Romildo Ferreira da Silva (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Alta Floresta I e II – AMABAF), três (03) votos, suplente.
Segmento dos Prestadores de Serviço: Luiz Afonso Peres Mazó (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária – SSCH), seis (06) votos, titular; Antônio Bandeira de Moura Neto (Lions Clube de Ladário), cinco (05) votos, suplente.
Segmento de Defesa de Direitos: Walter Cardoso de Arruda (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Ladário, AAPPIL), sete (07) votos, titular; Aurélio Quintiliano da Cruz (Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida), quatro (04) votos, suplente.
Por: Da Redação