Ícone do site Pérola News

Conferência de Assistência Social aprovou diretrizes em Ladário

Palestra da assistente social Dalva Sunada

A Conferência Municipal de Assistência Social de Ladário, dias 25 e 26 de julho, com o tema “”Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores” reuniu na Casa do Marinheiro (Camala) as Associações dos Bairros Almirante Tamandaré, Boa Esperança, Alta Floresta I e II, Santo Antônio, Centro; entidades representativas da cidade como os Vicentinos, Pastoral da Criança, Forumcorlad, e estagiários da UFMS Campus Pantanal e faculdades particulares.

Após o credenciamento, iniciaram-se as apresentações culturais com os jovens da Jornada Ampliada e do Projovem Adolescente, com danças e o entoar dos Hinos Nacional e da Cidade. Na sequência a composição de mesa com o prefeito José Antonio Assad e Faria, secretário municipal de Assistência Social, Alexandre Ohara; representamte da Assistência Social de Corumbá, Adelma Galeano; presidente do CMAS, representante dos usuários do Programa Federal Bolsa Família, secretária municipal de Integração de Políticas Sociais (Semips), Gisele Saab, representante do SETAS e a palestrante convidada, a assistente social Dalva Sunada.

Após as falas, o secretário municial de Assistência Social, Alexandre Ohara, apresentou vídeo institucional, com os setores e atividades pertencentes à secretaria, seguindo com a apresentação de todos os coordenadores dos setores e programas, e entrega da premiação aos estagiários que na avaliação de seus relatórios de ações conseguiram alcançar as melhores notas. Em seguida desfez-se a mesa e iniciou-se a palestra magna da assistente social Dalva Aparecida da Silva Sunada, pós-graduada em Saúde Pública. Ao encerrar esta palestra, finalizou-se o dia da abertura oficial.

No dia seguinte, 26 de julho, os trabalhos começaram com a leitura do Regimento Interno pela coordenadora do Cras, Jane Contu, com apoio da assistente social Josenice Munieri. Após a leitura e as devidas intervenções da plenária, houve a aprovação e deu-se continuidade aos trabalhos. Técnicas da Secretaria de Assistência Social de Corumbá foram convidadas para explanarem sobre a temática de cada eixo, como forma de subsidiar as discussões posteriores, e Dalva Aparecida Sunada, representante do SETAS, explanou sobre o segundo eixo. Dividiu-se então a plenária conforme suas representações para discussões e levantar as propostas. Dado o tempo estipulado, voltou-se a compor a plenária para discorrer sobre as propostas com suas alterações de supressão, inclusão, modificação ou outra situação necessária para consolidar as propostas a serem encaminhadas a Conferência Estadual.

DELEGADOS

Foram eleitos um candidato da área governamental e outro não-governamental. Carmen Pedroza, técnica de apoio à gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e Antonio Carlos Pereira, presidente da Associação Atlético Clube São José, foram eleitos delegados para defender as propostas na Conferência Estadual. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile