Ladário

Comunidade ladarense celebra com fé e devoção o dia de Nossa senhora das Mercês

Comemorações já são tradicionais no município de Ladário

 

Comemorações já são tradicionais no município de Ladário
Procissão foi recebida com chuva de fogos de artifício

Os devotos de Nossa Senhora das Mercês, realizaram na noite desta quarta-feira, 24 de setembro, uma grandiosa festa para celebrar a “Mãe Libertadora dos Cristãos”, como também é conhecida a Santa. O evento, que teve apoio do município, atraiu centenas de visitantes na Capela Nossa Senhora das Mercês, localizada no bairro Almirante Tamandaré, no município de Ladário.

A festa teve inicio às 19 horas com a missa realizada pelo pároco de Ladário, padre Celso Ricardo da Silva, e durante a celebração religiosa, muitos fiéis demonstraram adoração e fé pela imagem da Santa. O momento também foi de agradecimento pelas graças alcançadas.

“Todos os anos participo sou devota de Nossa Senhora das Mercês. Além de festejar o dia da nossa mãe, venho aqui pedir bênçãos e agradecer pelas graças alcançadas. Um momento emocionante, pois tudo que peço, ela nos atende com toda sua ternura. Viva a nossa mãe”, disse a devota Tereza Souza.

Ainda na missa, o padre Celso Ricardo, lembrou que festejar a “Mãe” é momento de agradecimentos e muita alegria. “A festa de Nossa Senhora das Mercês já é um marco na nossa cidade. Maria é a defensora da vida. Para a sua devoção devemos olhar pra o próximo, assim, como ela sempre faz”, falou.

Logo após a missa, todos os fiéis participaram da tradicional procissão luminosa, onde percorreu as ruas principais do bairro, com orações e cânticos de louvor à Virgem Maria.

Já na chegada, um show de fogos de artifício saudaram o retorno da procissão à igreja, em momento de brilho nos céus e muita emoção entre os fiéis, que em uma só voz entoaram o Hino de Nossa Senhora das Mercês: “Virgem Maria, Senhora das Mercês/Celestial libertadora dos cristãos/Volve para nós teus olhos amorosos/És nossa mãe e somos todos irmãos.

“A população é a grande protagonista desses eventos. Temos que participar pedindo a proteção para mais um ano de trabalho e também é o momento de agradecer pelas conquistas de nossa cidade. Todos os anos, participamos pedindo graças e agradecemos pelas conquistas alcançadas. A festa junto a nossa Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios, já faz parte do nosso calendário de eventos religiosos, que cresce a cada ano ”, destacou o prefeito de Ladário José Antonio.

A celebração religiosa é realizada há mais de trinta anos, segundo os devotos. Desde 1975 quando se fundou a capela toda a comunidade comemora o dia de Nossa Senhora das Mercês. Para encerrar a noite, todos os devotos acompanharam um show musical regional e a tradicional quermesse beneficente organizada por paroquianos e toda comunidade da Capela de Nossa Senhora das Mercês.

A Santa

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica. A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mêrces, fundada por São Pedro Nolasco.

Além disso, a santa foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo.

A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.

 

Por: Da Redação