A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social e da Superintendência de Política Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria da Educação, Conselho Tutelar e Polícia Civil, realizou nesta sexta-feira, 25 de abril, na Escola João Baptista, uma palestra direcionada aos pais sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos.
O evento faz parte de uma série de ações que serão realizadas até o fim de maio, alusivas ao mês das mães.
Segundo a professora Creuza Elizabeth da Matta, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres , “além de homenagear as mães, o objetivo da ação é também informar contribuindo com a família na educação das crianças e adolescentes”.
A palestra “Quem Ama Cuida”, contou com a participação do delegado de Polícia Civil, Fernando Araujo da Cruz Junior, do conselheiro Tutelar, Manoel José Gonçalves , da psicóloga Genise Assad de Paula e da pedagoga e superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu.
“Buscamos, na nossa fala, chamar os pais à responsabilização pela educação dos filhos considerando que cada vez mais a família delega essa atribuição à Escola. A família tem que estar presente e interessar-se pela vida dos filhos”, afirmou Jane Contu.
A diretora da Escola, Jacqueline Monroe de Araújo Urquiza, destacou a importância da parceria entre todos os envolvidos para o bem estar social da comunidade ladarense. Um dos aspectos bastante discutido, foi o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. “O ECA não veio para punir a educação, mas combater exageros e garantir direitos e deveres”, afirmou o delegado Fernando.
O público presente participou questionando os palestrantes e dirimindo dúvidas.
Além das famílias, servidores da Escola , participou ativamente do evento o Senhor José Raimundo de Barros, conhecido como Baia, Gerente da Promoção de Igualdade Racial que também se colocou à disposição da comunidade escolar.
“Estamos à disposição da população, afirmou o conselheiro Tutelar, Manoel, “o nosso objetivo é ajudar a família”, destacou. “Afetividade e educação moral é responsabilidade da família”, disse a psicóloga Genise, “criamos os filhos para a vida, mas uma vida digna!”, finalizou.
Por: Douglas Assad Arruda