Ladário

Comitê de combate à dengue realiza ciclo de palestras nas escolas de Ladário

Palestra do Comitê da Dengue (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

 

A dengue é uma doença de fácil transmissão e seu combate exige mudanças no comportamento da população em relação aos possíveis criadouros expostos ao tempo. Pensando nisso, o Comitê Municipal de Combate à Dengue, presidido pelo vice-prefeito de Ladário Sampaio Júnior, vem realizando, desde o mês de fevereiro, ciclos de palestras nas escolas voltadas para pais e alunos.

Os encontros contam com a participação da enfermeira e coordenadora de Saúde da Família, Elis Rosângela Ribas Flor e da bióloga e gerente do meio ambiente de Ladário, Ligia Santana e tem como objetivo são informar e conscientizar pais e alunos quanto aos sintomas da doença, formas de prevenção da doença e o papel dos agentes de endemia. É abordado anda sobre a questão do lixo e dos depósitos que se formam nos terrenos baldios e nas calçadas que contribui também para a proliferação de outras doenças.

Palestra do Comitê Municipal de Combate à Dengue (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

Vale lembrar que é neste período do ano, de sol forte e chuva que a incidência de novos focos e de casos da doença cresce consideravelmente. Hoje o município registra 800 casos notificados de dengue e 120 casos confirmados.

De acordo com o presidente do comitê, “é necessário conscientizar a população para que não haja risco de proliferação e também esclarecer que o acúmulo de lixo em terrenos baldios contribuem para a proliferação do mosquito da dengue, mas a principal incidência é dentro das casas. Cerca de 86% dos depósitos do mosquito estão em solos dentro das residências”. Sampaio Junior ainda acrescentou que a intenção é tirar todas as dúvidas da população.

Oito escolas já receberam a palestra, o último colégio visitado foi a Escola Municipal Eduardo Malhado, na última sexta- feira (15) e no dia 22 de março as palestras serão finalizadas na escola João Baptista, nos períodos de manhã e tarde. (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação