O Comitê Municipal de Combate à Dengue, presidido pelo vice-prefeito de Ladário Sampaio Júnior, encerrou o ciclo de palestras educativas para pais e alunos. O evento de encerramento aconteceu na Escola Municipal Professor João Baptista e contou com a presença do prefeito da cidade, José Antonio Assad e Faria.
O objetivo das palestras foi de informar e conscientizar pais e alunos quanto aos sintomas, prevenção e as pessoas responsáveis pelo controle da doença, “o maior parceiro da administração no combate à dengue é sem dúvida alguma a população, pois sem ela não é possível combatermos a doença”, disse Junior. O vice-prefeito também fez questão de enfatizar a questão dos lixos, “o acúmulo de lixo em terrenos, principalmente àqueles baldios contribuem para a proliferação do mosquito, pois a principal incidência da dengue é dentro das residências”.
José Antonio além de apresentar as ações realizadas pela administração na campanha de combate a dengue, também parabenizou o trabalho realizado pelo Comitê Municipal de Combate e reforçou a importância da participação de toda a população na luta contra o avanço da doença no município, “a responsabilidade de combater o mosquito da dengue não é apenas dos governantes e sim de todo o segmento da sociedade”.
Todas as escolas da rede municipal de ensino de Ladário receberam as palestras de conscientização. Os encontros contaram com a participação da enfermeira e coordenadora de Saúde da Família, Elis Rosângela Ribas Flor e da bióloga e gerente do Meio Ambiente de Ladário, Ligia Santana.
Balanço
Em Ladário 5.327 imóveis foram vistoriados pela vigilância sanitária, sendo encontradas larvas do mosquito da dengue em apenas 219 residências. Em 192 casas as larvas estavam em reservatórios em nível de solo – caixa d’água, baldes e vasilhames, reforçando a tese de que a falta de água ajuda na proliferação da doença.
Outro importante dado repassado pelo Comitê é com relação à queda de notificações, anteriormente estavam na faixa de 115 a 118, porém houve uma redução de 47 a 48 casos notificados por semana. Também foram registrados 890 casos suspeitos de dengue no município, porém de cada 03 casos suspeitos, 01 caso não é confirmado.
Capacitação
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/ MS), através das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica em Saúde, realizaram na semana passada uma a visita técnica de intensificação e capacitação dos trabalhos de controle da dengue nos municípios de Ladário e Corumbá.
“A capacitação e intensificação das ações de controle à dengue foram direcionadas principalmente aos municípios em situação de alta incidência da doença. Os técnicos da vigilância com os secretários municipais de Saúde estão reforçando as capacitações dos profissionais nas unidades de saúde. O principal reflexo desta intensificação está na redução de notificações de casos nas últimas semanas. Mesmo assim os trabalhos continuarão em outros municípios assim como a população também não deve diminuir os seus cuidados com a doença”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski.
Por: Douglas Assad Arruda