Os 30 comerciantes que irão trabalhar na Praça de Alimentação, durante as cinco noites de Carnaval, participaram na tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, de uma Capacitação, oferecida pelo município de Ladário, através da Fundação de Cultura. O encontro foi realizado no Cine Ladário, localizado na Avenida 14 de Março, Centro.
“É muito importante que os comerciantes passem por essa capacitação, já que as atividades oferecidas aqui, não só beneficiam a eles, como também aos consumidores que estarão na Avenida 14 de Março, durante o Carnaval, assim como os turistas que visitam a nossa região. Um bom atendimento é sinal de um ótimo cartão de visita”, falou a diretora de fomento e promoção cultural Laura Helena Cavassa.
Durante a Capacitação, os comerciantes receberam um Manual de Manipulador de Alimentos, da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, onde explica as boas práticas de manipulação de alimentos em unidades de alimentação e nutrição. A capacitação aconteceu em parceria com a Vigilância Sanitária da cidade.
“Todos os procedimentos de manuseio de alimentos e até mesmo como eles devem se comportar dentro das barracas são repassados passo a passo. Higiene é primordial nessa hora, todos devem se atentar. Estaremos fiscalizando durante as noites de folia”, disse o Coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ladário, Jamil Braga Urt.
Ainda de acordo com Jamil, todos os comerciantes deverão estar munidos da Carteira Sanitária, distribuída pelo próprio órgão, “a carteira sanitária será distribuída a eles, assim, todos terão que ir até um médico mais próximo para validar o documento”, informou.
Para a comerciante Creidenice de Souza, o momento é de aprendizado e também de atenção, já que trabalhar oferecendo alimentação as pessoas é necessário cuidado redobrado. “Dessa forma além do aprendizado, garantimos um atendimento de qualidade a todos”, frisou.
Campanha
A equipe da Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) reforçou junto aos comerciantes, a Campanha do Carnaval 2014, que tem como tema “Brinque seu Carnaval sem brincar com os Direitos das Crianças e Adolescentes”, além de alertar a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e também sobre a exploração sexual.
“O objetivo da ação é alertar a população com assuntos relacionados à festividade do carnaval e suas expressões, desde a diversão até os perigos existentes, turismo, uso de bebida alcoólica e substância psicoativa, violência e principalmente, o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, informou a Assistente Social do CREAS Renatha Ribera de Oliveira.
Barracas
Todas as barracas terão estruturas metálicas com 3,0 x 3,0; um ponto de iluminação; uma tomada de 110 wolts ou 220 wolts. Além disso, foi repassado aos comerciantes que durante o evento, fica expressamente proibido o trabalho de menor de idade nas barracas, sob pena de revogação da concessão de utilização da barraca, e convocação do candidato integrante da lista de espera, segundo a ordem do sorteio, sem prejuízo da comunicação aos órgãos de proteção da criança e adolescente.
Todos acompanharam uma palestra ministrada pelo Fiscal da Vigilância Sanitária de Corumbá, Elvio Juqueira,que também foi apresentada, com o intuito de explicar corretamente as procedências de cada comerciante no dia do evento.
Por: Da Redação