Ladário

Começa vacinação contra a gripe; meta em Ladário é imunizar quase 5 mil pessoas

O primeiro grupo que está sendo vacinado (Foto: PML)

 

Teve início nessa segunda feira, 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que se estende por todo o país, onde mais de 54 milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a influenza. Em Ladário, município do oeste brasileiro, situado próximo à fronteira com a Bolívia, a expectativa é de que 4,8 mil pessoas procurem os postos para tomar a vacina, até o dia 23 de maio.

O primeiro grupo que está sendo vacinado (Foto: PML)

O município pantaneiro está disponibilizando equipes de vacinação em três postos, a Policlínica, no centro da cidade; o Érico Vale, no Seac; e no Joaquim da Costa e Faria, na Cohab. São pontos estratégicos onde funcionam as Unidades Básicas que poderão receber moradores de bairros adjacentes para atender com toda a infraestrutura.

“Ladário sempre consegue bater a meta que antes era de 80% e hoje é de 90%”, disse Ingrid Rodrigues Calças, Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Esse percentual é porque o número da população alvo supera a meta, ou seja, de 5.325 pessoas que formam os grupos prioritários, 4.793 devem ser vacinadas.

O primeiro grupo que está sendo vacinado é o das crianças de 6 meses a menos de 2 anos e trabalhadores em saúde. Na semana que vem, começando no dia 24, será a vez do grupo composto por crianças de 2 anos a menos de 5 anos, mulheres que tiveram filhos até 45 dias e gestantes. Na semana que começa no dia 2, serão vacinados os professores, os idosos com mais de 60 anos e os portadores de doenças crônicas.

Em Ladário, o maior número de pessoas com direito a tomar a vacina está no grupo de idosos, a meta é atingir 1,4 mil pessoas. Em segundo lugar aparecem as crianças, de 2 a 5 anos, são 988. O menor grupo é o das puérperas, mulheres que deram à luz em até 45 dias, a meta é imunizar 45. Uma categoria que ganhou prioridade por estar ligada diretamente a uma grande massa de pessoas é a dos professores, a meta é vacinar 352 mestres.

O dia nacional de mobilização será 13 de maio, quando todo o país deve se sensibilizar para vacinar o maior número possível de pessoas e procurar atingir a meta. A gripe é uma das maiores causas de morte no país, em especial em idosos, já que ela evolui para pneumonia. Não há contra indicação para tomar a vacina, apenas as pessoas que têm alergia a ovo não podem ser imunizadas. A vacina também não provoca reação, segundo as autoridades em saúde. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação