Na última quinta-feira (26), a Andorinha realizou a doação de 300 litros de álcool em gel para a Prefeitura Municipal de Corumbá. Mesmo sendo uma quantidade abaixo da média populacional da cidade, o intuito da empresa é ajudar o município no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).
Parte do produto já foi repassado pelo gerente regional de empresa, Gisiel Rodrigues Santos, ao prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. A entrega do produto faz parte de uma reivindicação do vereador corumbaense Manoel Rodrigues Pereira Neto.
Conforme o Portal da Prefeitura de Corumbá, Marcelo Iunes agradeceu a parceria da empresa e anunciou que o álcool (70%) será repassado, em porções individuais, para os mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo da cidade, “é um material que está em falta, não só aqui em Corumbá, mas praticamente em todo Brasil”, observou o chefe do Executivo.
Vale lembrar, que esse tipo de ação realizada pela Andorinha, faz parte da responsabilidade social de muitas empresas brasileiras. Uma empresa que coloca em prática a responsabilidade social, visa o bem-estar de todos, tanto dos colaboradores, quanto das pessoas que contratam seus produtos ou serviços. Lembrando sempre, que esse tipo de valor tem que ser algo genuíno e voluntário.
Ladário
Já na Pérola do Pantanal a situação é bem diferente. Até o momento, a empresa Andorinha – responsável pelo transporte público de Ladário X Corumbá, Ladário X outras cidades de MS e Ladário X outros estados – não procurou a Prefeitura de Ladário para propor esse tipo de ação realizada em Corumbá.
É importante destacar, que a iniciativa de qualquer ação por parte da Andorinha que venha contribuir com a comunidade ladarense, deve partir exclusivamente dela e não do Poder Público, pois esse tipo de ação – Responsabilidade Social, não deve ser visto como uma obrigação, isso deve ser algo verdadeiro, a empresa deve passar a real vontade de ajudar as pessoas e o município.
O jornal Pérola News entrou em contato com o gerente regional da empresa, Gisiel Rodrigues, via aplicativo whatsapp, porém até o fechamento da matéria não havia se pronunciado sobre a possível doação de materiais para ajudar Ladário no enfrentamento ao Covid-19.
Suspensão de serviços e venda de passagens
Outra situação bastante discutida nas redes sociais, foram as imagens coletadas pela nossa equipe de reportagem. Na última segunda-feira, 23 de março, por volta das 20h30min, a empresa ainda realizava normalmente seus serviços na cidade, em frente ao Receptivo Pérola do Pantanal, local utilizado para embarque e desembarque de passageiros – linha intermunicipal – Ladário X outras cidades de MS e Ladário X outros estados, e vice-versa.
É importante frisar, que os serviços da Andorinha são necessários e essências para cidade, mas a falta de organização por parte da empresa no desembarque naquele momento, acarretou em uma forte aglomeração de pessoas, descumprindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no combate ao novo Coronavírus. Já no dia seguinte, 24 de março, a empresa suspendeu os seus serviços e as vendas de passagens nas referidas linhas.
Mudanças de horário – linha Ladário X Corumbá
Em reunião, a empresa e o Poder Público ladarense, definiram alterações nos horários e a redução dos coletivos na linha Ladário X Corumbá. As mudanças foram necessárias para ajustar o transporte ao Decreto municipal em vigor, que trata da prevenção e combate ao Covid-19.
Confira os novos horários da linha Ladário X Corumbá e vice-versa: