BrasilCorumbáEstadoLadário

Comando do 6º DN prepara extensa programação em comemoração a Batalha Naval do Riachuelo

 

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, convida a população do Estado de Mato Grosso do Sul a participar das comemorações alusivas aos 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, conhecida como a “Data Magna da Marinha”.

Como parte dos eventos serão realizadas nas cidades de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, diversas atividades.

Em Corumbá e Ladário serão realizadas visitação pública aos navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso; Exposição de Material; Ação de prevenção e promoção da saúde; Gincana de Artes; Apresentação das Bandas de Música da Marinha e da Banda Municipal Manoel Florêncio; Regata Municipal Riachuelo (Stand Up Pedal e Canoagem); Simulação de Assalto Ribeirinho no Porto Geral de Corumbá; a Tradicional Corrida Rústica; Cerimônia alusiva ao 150º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Na cidade de Porto Murtinho haverá Cerimônia Militar alusiva a Data; Ação Cívico Social em uma unidade educacional do município; e visitação pública no Navio de Transporte Fluvial Paraguassu, navio do Comando da Flotilha de Mato Grosso.

Em breve confiram a programação que será lançada durante coletiva de imprensa a ser realizada por essa Instituição, no dia 29 de maio.

Anualmente, no dia 11 junho, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo. Esta Batalha é considerada, pelos historiadores, como uma ação decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A nossa vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

Sem dúvidas esta vitória brasileira em Riachuelo contribui para que, nos dias atuais, o nosso País conte com a posse das riquezas pantaneiras e, sobretudo, com a cultura do povo do Mato Grosso do Sul.

 

Por: Da Redação