No período de 16 de janeiro a 3 de fevereiro, o Comando do 6º Distrito Naval, apoia 22 alunos e dois coordenadores do Projeto Rondon. São voluntários dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Relações Internacionais, Direito, Arquitetura, Agronomia, Biologia e Pedagogia, que realizarão ações em prol dos moradores de Ladário.
Segundo a coordenadora Celeste Cruz, o apoio que está sendo prestado pela Marinha do Brasil e a dedicação dos rondonistas, são excelentes. “Estamos conseguindo capacitar multiplicadores no município que serão os catalisadores de mudanças capazes de promover a cidadania, no que tange ao direito universal e igualitário às ações de saúde, cultura, direitos humanos, justiça e educação”.
Maria Betine Leite de Lima, aluna do sétimo período de Enfermagem, participa do projeto pela primeira vez com intuito de colaborar com o bem-estar da população ladarense. “É importante desenvolver um bom trabalho de responsabilidade social numa região prioritária, com índices de pobreza e exclusão social.
Edson Yago da Silva Brito, aluno do quinto semestre de Psicologia, diz que as temáticas estão sendo levadas ao público por meio de palestras, oficinas e cursos. “Trabalhamos com temas que envolvem saúde bucal, diabetes, hipertensão, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, verminoses, métodos contraceptivos, AIDS, leitura, orientação profissional, doenças endêmicas, dentre outros, com linguagens adequadas e simples”.
O Projeto Rondon, criado em 1967, é um projeto de integração social que envolve a participação de estudantes universitários durante as férias acadêmicas, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades.
Por: Da Redação