Ícone do site Pérola News

Comando do 6° Distrito Naval reforma Escola atingida por vendaval no Pantanal

Militares trabalhando na reforma do telhado da Escola
Alunos presenciaram cerimonial a Bandeira

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval reformou a Escola Rural Pólo Porto Esperança, localizada na Fazenda Santa Mônica na região do Pantanal do Paiaguás. A Escola no dia 28 de janeiro foi atingida por um vendaval e ficou parcialmente destruída.

Doze Fuzileiros Navais do 6° Distrito Naval, dois pedreiros e funcionários da fazenda trabalharam no período de 08 a 22 de fevereiro para a reconstrução da Escola, principalmente na reforma dos telhados que foram totalmente arrancados pelo vendaval. Os Fuzileiros Navais foram levados até a localidade pelo Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, que já navegava nessas proximidades por ocasião da Operação Amazônia Azul 2014.

A escola abriga em tempo Integral e internato 40 crianças para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Essas crianças vem da redondeza em torno de 100km dentro do Pantanal, muitos levam 16 horas de trator para chegarem.

A Diretora da Escola, Inês Mantoani disse que não existem palavras para agradecer tudo o que foi feito pelos militares na Escola. “Se não fosse o trabalho dos militares da Marinha não teríamos condições de começar as aulas no dia 16 de fevereiro. No entanto no dia 15 toda área interna já estava pronta para receber os alunos. Posso dizer que os militares levaram consigo um pedaço do nosso coração e nos deixaram muita confiança de persistir nesse trabalho”, relatou.

Para o SO-FN-AT Geovane o trabalho foi muito gratificante. “Já trabalhei em diversas Acisos pela Marinha, mas essa realmente me tocou. Quando vi aquelas crianças chegando para o início das aulas com a escola pronta, lembrei o estado em que a mesma se encontrava quando chegamos e percebi o quanto valeu a pena a nossa dedicação no trabalho. É um trabalho que não tem preço”, contou.

Além da reconstrução da escola, os Fuzileiros Navais interagiram com as crianças, jogando bola, ensinando xadrez, ensinaram o cerimonial de hasteamento e arreamento da Bandeira Nacional.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile