Ladário

Com show de Hermanos-Irmão, segunda Noite América do Sul faz uma viagem aos países Latino Americanos

 

Uma verdadeira viagem pelos países Latino Americanos, assim, foi à segunda Noite América do Sul, realizada pelo município, através da Fundação de Cultura e Secretaria de Educação. Os responsáveis em comandar essa viagem, que teve como público a população ladarense, foram os alunos das Escolas da Rede Municipal e Particular de Ensino, que durante todo o mês de agosto, prepararam um roteiro especial tendo como paradas os países de língua hispânica.

Participando do evento, que é alusivo aos 237 anos de Ladário, o prefeito José Antonio Assad e Faria, ressaltou a importância da participação escolar, onde mescla aprendizado através da arte, possibilitando a integração entre os povos e população.

“O que conferimos aqui, não foi apenas uma apresentação, foi a cultura dos países que fazem parte da história do nosso município, como a Bolívia. Embarcar nessa deliciosa viagem, contada através da música e da carte, mostra os valores íntegros das nossas crianças e também da população, já que traz ao conhecimento a cultura de cada povo. Esse é um evento importantíssimo que a cada ano, deverá ganhar espaço. Tudo isso é tão rico”, disse José Antonio.

Mas antes das apresentações, o chefe do executivo ladarense recebeu das mãos do morador Odilon Lisboa de Macedo, que presenteou a Pérola do Pantanal, com o Brasão da cidade, aonde vem representar todo seu carinho por Ladário. Além disso, abrindo a programação, Acelyno de Freitas, mais conhecido como “Chumbo Grosso”. Também participou declamando uma poesia de amor à cidade.

Logo em seguida, foi à vez dos personagens principais, a entrarem em cena e carimbarem o passaporte do público para esta viagem rumo a América do Sul.

A primeira parada foi o Paraguai, com os alunos da Escola Municipal Ana Maria Ruso, onde seguindo o cronograma, subiram ao palco a Escola Eduardo Malhado- Peru; Irmã Régula- Chile; Farol do Norte- Colômbia; Projeto Semear- Uruguai; João Baptista- Brasil e todas as suas regiões; Nelson Mangabeira- Equador; Francisco Mendes Sampaio- Bolívia; 17 de Março- Argentina; Marquês de Tamandaré- Venezuela.

Intercalando as apresentações, o público conferiu a presença do grupo folclórico boliviano, da cidade de Puerto Quijarro, Caproales. Com músicas tradicionais do país andino, o grupo, com suas vestimentas tradicionais, o sombrero, vestimenta dos homens e as saias rodadas das mulheres, mostraram todo o gingado da saya boliviana, música tradicional naquele país. Outra turma, que retratou a historia da Marinha do Brasil, por meio da Batalha Naval do Riachuelo, foi o grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro.

Para a estudante Jeniffer Suellen, da escola Marques de Tamandaré, que dançou representando a Venezuela, além de tudo maravilhoso, o esforço na hora dos estudos valeu a pena.

“O resultado está aqui, uma apresentação maravilhosa. Gostei muito. Tudo isso foi importante, pois conseguimos conhecer outra cultura, a região, culinária, tradições, o que serve como base para nossos estudos. Foi um aprendizado divertido”, contou a estudante.

Porém, as apresentações não se limitaram apenas com os alunos. Para finalizar esta viagem, um show todo especial foi preparado. Subindo ao palco principal, o grupo Hermanos- Irmãos, que é formado por três renomados artistas reconhecidos no cenário musical e cultural de Mato Grosso do Sul, são eles; Jerry Espíndola, Márcio de Camillo e Rodrigo Teixeira, trouxe aos ladarenses a representação do álbum “Por América.

O disco traz 11 canções entre músicas da autoria dos próprios “Hermanos” e interpretações. Além disso, ainda conta com a participação de artistas de distintos países, como argentino Rubén Goldin, que canta na versão em português do trio para a sua música “Las cosas que uno quiere”, bem como outros convidados especiais, em uma verdadeira integração sul-americana. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação