Ladário

Com índice de infestação abaixo de 1% Ladário inicia na próxima semana campanha contra Dengue

População deve ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença

 

Campanha contra dengue começa nessa semana em Ladário
População deve ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença

Ladário inicia na próxima semana uma campanha para conscientizar a população no combate a dengue, doença séria e que pode matar. O período de chuvas e calor é ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Segundo a Secretaria de Saúde do município, apenas 03 notificações foram apresentadas nas primeiras duas semanas.

Conforme o Secretario de Saúde, Cleber Colleone, apesar das notificações não oferecerem alerta, os trabalhos de conscientização devem ganhar espaço para que não haja uma epidemia da doença. Se comprado ao ano passado, as duas primeiras semanas apresentavam mais de 100 notificações. Números considerados alarmantes.

“Apesar de três notificações, os trabalhos serão reforçados e nossas equipes estarão nas ruas para que não haja um surto da doença. O risco existe, porém, pode ser evitado. Reforço que o mosquito Aedes Aegypti é doméstico, por isso, a importância de manter os quintais limpos e ficarmos atentos as dicas repassadas pelos nossos agentes de endemias durante as suas visitas”, alertou Colleone.

Ainda de acordo com Secretário da pasta, outra medida preventiva é a limpeza dos terrenos baldios. As equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras e Saúde, e o Setor de Tributos da Prefeitura, já começaram os trabalhos de identificação dos terrenos abandonados. A região Central é a mais preocupante, ao todo são 160 terrenos que já foram identificados e os trabalhos devem começar nessa localidade.

“Após essa etapa, de conscientização, os proprietários serão notificados, tendo um prazo estipulado para que realizem a limpeza do local. Solicitamos à população que denunciem áreas de risco à Prefeitura, através da Vigilância em Saúde ou Núcleo de Controle de Zoonoses, onde será encaminhada uma equipe para avaliar a situação. Assim, ocorrerá a identificação do proprietário, notificando-o para que o mesmo proceda à limpeza. Tendo reação negativa, a Prefeitura efetuará a limpeza. Conforme a necessidade de maquinário ou capina, o município emitirá uma taxa/multa ao proprietário e ainda o recolhimento do entulho”, explicou Colleone.

O relatório do Núcleo de Controle de Zoonoses mostra que em Ladário foram visitadas, no ano de 2013, 6.087 imóveis, dos 6.727 existentes. 230 casos confirmados, através das 1036 notificações. O Índice de Insfestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do Município aponta a região do Cohab com 1,52%; Seac 1,51%; Potiguá 1,35%, sendo que o índice geral do município ficou em 0,94%, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.

As denuncias devem ser feitas através dos telefones (67) 3226-2945 ou (67) 3226-1213.

Velho problema

Outra preocupação do município, além dos terrenos baldios e que se torna a principal causa dos focos do mosquito da dengue, é a constante falta de água nos bairros, onde para tentar amenizar essa situação, os moradores acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti.

“Essa é uma das nossas principais preocupações, apesar da nossa equipe estar levando a informação até os moradores, esse sem dúvida alguma, é um risco. De cada 10 focos, podemos encontrar 09 nesses recipientes utilizados como criadouros do mosquito. Todos devem colaborar e dedicar 10 minutos de seu tempo na semana para a limpeza e verificação dos locais que servem como foco. Dessa maneira Ladário não sofrerá com a doença”, declarou o Secretario.

 

Por: Da Redação