Ladário

Com diversas ações Projeto Rondon finaliza trabalhos em Ladário

Projeto Rondon poderá atender Ladário uma vez ao mês

 

Projeto Rondon poderá atender Ladário uma vez ao mês

Após todas as ações realizadas no município de Ladário, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 09 de fevereiro, na sede do Cine Ladário, o encerramento do Projeto Rondon. Ao todo, foram destinados para a cidade aproximadamente 30 rondonistas (como são chamados os integrantes do projeto, incluindo professores e universitários), que durante 15 dias, proporcionaram um trabalho social e educativo junto à população.

Durante a cerimônia de encerramento, conforme o coordenador das ações do projeto Guido Drummond, além da receptividade, o município foi um dos melhores para desenvolver as atividades programadas, que após um longo trabalho a campo, foram finalizadas.

“Foram vários dias, onde esses jovens puderam colocar em prática seus projetos e também repassaram orientações de extrema importância para a população. Tudo isso só foi possível graças a equipe disponibilizada pela prefeitura que acolheu o projeto Rondon de uma forma calorosa”, disse Guido.

Nos 15 dias de permanência dos universitário foram aplicados inúmeras ações, como oficinas motivacionais com servidores públicos da saúde; apoio na campanha contra a dengue e a febre chikungunya na feira livre; ação de limpeza e orientações no “Big Brother”; ação de educação ambiental com repartição de panfletos em bairros da cidade; construção do modelo de uma horta flutuante, com utilização de garrafas pet na região da Apa Baía Negra (Codrasa); orientações de higienização com reservatórios de água.

“São jovens preocupados com o próximo. Isso acaba mostrando a verdadeira realidade. Com essas ideias, todos acabam contribuindo também com a sociedade, o que ajudará futuramente tanto na vida pessoal como na vida profissional. Fiquei muito satisfeito com o trabalho de vocês, primeiro por esse diagnostico que vocês fizeram , depois porque conseguiram desenvolver exatamente o que queríamos, a questão do acolhimento dos funcionários, realmente sentimos que falta essa dinâmica entre eles por mais que a gente queira fazer. Essa questão de levantar a auto estima trazendo coisas novas, é melhor quando se vem de fora que desperta novos conhecimentos, trás o novo saber, então parabéns pela união. Ladário agradece e sempre estará de braços abertos para receber à todos”, disse o Secretário de Saúde Cleber Colleone.

Já o acadêmico de agronomia e rondonista Talles Assis, disse que o lema do projeto é integrar para não entregar, “nós estamos aqui com a missão de diminuir essa distância que tem entre o comum e o que nós não temos costume de ver, aquilo que a gente vive em nossas cidades. As experiências que nós vivemos e as pessoas que aqui conhecemos ficarão guardados para sempre. Aproveito para falar um pouco mais dos meus companheiros, eu poderia afirmar que hoje, eu, brinco de corrigir um acadêmico de letras, mas a pedagoga sabe mais sobre ervas medicinais do que o futuro agrônomo, então vivemos experiências que nós não conseguiríamos encontrar em qualquer lugar. Essa é a minha segunda passagem pelo projeto Rondon e com propriedade eu posso afirmar que não existe limitação com relação ao conhecimento”, falou.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

 

Por: Da Redação