Ladário

Com a presença de Ana Moser, professores concluem o projeto do IEE em Ladário e Corumbá

Evento aconteceu na unidade III do Campus do Pantanal- UFMS

 

Evento aconteceu na unidade III do Campus do Pantanal- UFMS

Professores da rede pública de ensino das cidades de Ladário e Corumbá, participaram na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro, da conclusão dos trabalhos realizados durante o Projeto Formação Continuada em Esporte Educacional, que apresentou os resultados obtidos durante todos os meses de trabalho nos dois municípios. Ao todo, 80 profissionais de Educação Física participaram do projeto, onde em Ladário, foram atendidos aproximadamente 3.294 estudantes.

O evento, patrocinado pela Vale e que contou com a participação da ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica, Ana Moser, que responde pelo Instituto Esporte e Educação, teve o intuito de fortalecer na rede municipal, a prática do esporte, proporcionando através dessa qualificação atividades voltadas para crianças e adolescentes, por meio de estratégias de ensino e didáticas diferenciadas da Educação Física, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas de ensino.

“Percorremos muitas cidades e através do projeto o nosso foco foi proporcionar uma qualificação aos profissionais de Educação Física, como também traçar estratégias da pratica do esporte às crianças e adolescentes, que são nossos públicos alvos. Um simples incentivo acaba sendo um impulso tão grande, despertando assim, o interesse por qualquer esporte, podendo até mesmo, revelar futuros atletas. Projetos como esses, não devem parar no tempo, pois suas realizações são um empurrão para muitos”, falou Ana Moser.

Ainda conforme atleta, o projeto deverá continuar em 2015, uma vez que, haja incentivo do poder público. “A nossa intuição é continuar. Ficamos encantados com a região e o interesse dos profissionais, assim, como da população. Queremos fortalecer o projeto no ano que vem, através do esporte dentro da escola e concretizar com politicas públicas integradas, relacionado escola e comunidade”, completou a ex-jogadora.

Para o chefe do executivo ladarense, essa iniciativa é bem vinda, ajudando no avanço da educação do município, o que é prioridade dentro de sua gestão. “Os profissionais de Educação Física ganham inspiração para começar novos trabalhos, dessa maneira, as crianças e adolescentes, como também a comunidade, ganham com as propostas do Formação Continuada de Professores da Rede Pública. O projeto vai contribuir muito para a formação dos nossos alunos, junto com seus familiares. Se depender de Ladário, o projeto caminha para a sua segunda edição em 2015”, disse.

O programa teve início em abril, e foi dividido em cinco módulos presenciais com 16 horas de duração cada um. Durante os meses do projeto os professores e gestores participaram de atividades planejadas com foco na educação para o esporte, proporcionando acesso a métodos e estratégias que permitam o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas.

Já a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos , destacou a importância do curso para os professores que trabalham no município, “ Ao todo foram 20 professores participantes do curso que serviu para integrá-los à comunidade escolar, além de reciclar e compor alguns conceitos da educação infantil em relação a importância do esporte para a educação dos alunos”, indagou.

Participando de todos os módulos, o professor de Educação Fisica, Daril Marques falou da importância do projeto como forma de garantir uma melhor educação dentro de uma visão ampla das atividades a serem realizadas com os alunos. Ele também entregou o projeto que corresponde a segunda edição nas mãos do Prefeito José Antonio.

“Nós professores estamos muito felizes, pois estávamos esperando o projeto com muito entusiasmo. Ele contribui não só para nossa formação profissional, mas também para as nossas crianças usufruírem da dinâmica que foram ensinadas”, afirmou.

IEE

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, por Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, e desde o início caracterizou-se por atuar em duas frentes, que são o atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e sócio-educativas e formação de professores e estagiários para desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O projeto foi financiado pela empresa Mineradora Vale e as duas cidades são as primeiras no Mato Grosso do Sul, a receber a Formação Continuada de Professores da Rede Pública.

 

Por: Da Redação