Na noite da última quarta-feira, 21 de março, aconteceu a segunda assembleia ordinária dos pescadores profissionais e artesanais de Ladário, para criação da Colônia de Pesca Z-14 “Érico Vale Loaiza”. A reunião contou com participação do presidente e tesoureiro da Federação de Pescadores de MS, Armindo Batista dos Santos Filho e José Joaquim Trindade. Também estiveram presentes ao ato o prefeito do município de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT) e o vereador Neninho (PMDB).
A assembleia ordinária tinha com pauta a fundação da Colônia e fazer um relato do próximo passo, que é acertar os documentos, tais como o registro da ata de fundação e do estatuto. Após esse passo, serão abertas as inscrições das chapas que concorrerão à eleição da nova diretoria da colônia – composta por doze membros – que administrará a entidade pelo prazo de três anos.
O presidente da Federação de MS fez uma breve explanação sobre o que é a Colônia de pescadores, qual a sua importância e explicou sobre os benefícios do seguro-desemprego, do INSS e sobre as questões do meio ambiente, alem do fortalecimento da classe ao negociar o seu produto. Ele também enfatizou que os pescadores podem ser beneficiados com programas do governo Estadual e Federal, como exemplo citou o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o qual entregou no estado do Maranhão Kit’s Feira do Peixe, “trata-se de programas desenvolvidos pelas Colônias e Federações de pescadores que buscam melhorias pelos projetos de políticas públicas através de suas lideranças”.
O vereador Neninho (PMDB) ficou bastante emocionado pela homenagem feita ao seu pai, Érico Vale Loaiza (em memória), “meu pai foi vereador em Ladário por dois mandatos consecutivos. Ele era um homem simples, que sempre procurou ajudar os pescadores desta cidade e lutou para que os profissionais da pesca pudessem ter uma entidade, mais hoje vejo isto acontecer, com o seu nome na denominação da Colônia e tenho a certeza de que, onde ele estiver estará feliz”.
O prefeito José Antonio (PT) comentou a respeito do fato histórico que estava acontecendo. Ele também pediu a união da classe em torno desse objetivo social bastante importante, não só para os pescadores, mais também para a cidade, colocando sempre o seu apoio inconteste para ajudar no desenvolvimento e crescimento, visando à melhoria da renda e do índice de desenvolvimento humano das comunidades participantes da Colônia de Pesca Z-14 Érico Vale Loaiza.
O prefeito ainda falou sobre a valorização do artesanato dos pescadores e de suas mulheres, com os produtos feitos de pele curtida de peixe, que se transformam, por exemplo, em bolsas e cintos que agregam melhorias a família do pescador, na diversificação de renda. Ele também se comprometeu a fazer gestões em diferentes áreas governamentais para viabilizar os projetos de interesse dos pescadores e de suas famílias.
Ao final, a presidente da junta governativa da Colônia de pesca ladarense, Elis Regina Severino, comunicou que assim que estiver devidamente registrada a ata de fundação e o estatuto, será publicado na imprensa local um edital constando a data para registro das chapas que queiram concorrer às eleições da nova diretoria da Colônia de Pesca Z-14 Érico Vale Loaiza.
Por: Domingos S. de Arruda