Ladário

COAP-2014 é apresentado aos profissionais da saúde de Ladário

COAP faz Ladário pertencer a 4º Macroregião de Saúde

 

Os profissionais de saúde do município de Ladário participaram de uma reunião que apresentou o Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (COAP 2014), ferramenta responsável por fazer o monitoramento de todas as estatísticas na área da saúde, no que se refere à organização do Sistema Único de Saúde (SUS); o planejamento e a assistência à saúde, bem como a articulação interfederativa.

“É um grande avanço, pois trata-se de um instrumento que legaliza as relações municipais, estaduais e federais, onde nos credencia a ampliar a oferta de serviços à comunidade, nos habilitando a aumentar os serviços de saúde à população da região do Pantanal”, explicou o secretário de saúde Cleber Colleone.

COAP faz Ladário pertencer a 4º Macroregião de Saúde

A apresentação ficou por conta da gerente administrativa e financeira da pasta, Marcela Barros Por Deus, que na oportunidade enfatizou que o encontro teve o intuito de não apenas mostrar os avanços, como também de aproximar os servidores da gestão.

“Através dessas ações, mostramos que os serviços são regidos por normas discutidas, pactuadas e contratualizadas entre os três entes federativos, e que Mato Grosso do Sul é o único estado a ter o COAP integral, possibilitando a 4ª Macrorregião que tem Corumbá como pólo beneficiando diretamente a Saúde de Ladário, com mais recursos para oferecer serviços de especialização à população.”, falou Marcela.

Participaram do evento a Gerente da Casa de Cidadania, Justiça e Inclusão Social Jane Contu, a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos e o Secretário de Governo Candido Burguês.

COAP

O COAP busca a organização e interação das ações e serviços de saúde, com o objetivo de oferecer assistência integral aos usuários do SUS. Além disso, possibilita que as responsabilidades sejam pactuadas entre as três esferas de poder (federal, estadual e municipal).

O contrato é assinado por todos os prefeitos e secretários municipais de saúde, pelo governador e seu secretário de saúde e Ministro da Saúde. Cada gestor assume o compromisso de traçar metas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade.

 

Por: Da Redação