Ladário

Chegada dos Navios em Ladário encerra a Operação “Celeiro”

Navios atracando no Cais da Base Fluvial

 

Navios atracando no Cais da Base Fluvial

Na manhã deste sábado (16), a Operação “Celeiro” foi encerrada com a chegada dos Navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, na Base Fluvial de Ladário.
No decorrer dos últimos 19 dias foram realizados, simultaneamente, diversas atividades operativas executadas pela Marinha do Brasil, na região do Pantanal.

Durante toda a navegação, entre as cidades de Ladário (MS) e Cáceres (MT), executada nos rios Paraguai, Bracinho, Sararé e Formoso foram executadas patrulhas pelos navios, executando treinamento de navegação com oposição de meios de superfície, meios aeronavais e por tropas terrestres.

Na região de Cáceres foi executado um exercício de retomada fictícia de uma região localizada a 45 Km ao sul daquela cidade (operação ribeirinha). Este exercício apontou para um bom resultado prático. A análise operacional dos resultados será ampliada, a partir da próxima segunda-feira.

A Capitania Fluvial do Pantanal e suas Organizações subordinadas inspecionaram, nas regiões de Alta Floresta, Sinop, Juruena, Lago do Manso, Barão de Melgaço e Porto Jofre, 340 embarcações das quais 25 foram notificadas e 3 apreendidas.

No campo da Assistência Hospitalar, o Navio “Tenente Maximiano” realizou 591 atendimentos médicos e odontológicos e distribuiu 11.200 medicamentos nas proximidades de Cáceres, envolvendo a população ribeirinha em Santo Antônio das Lendas, Baiazinha, Fazenda Barraco Vermelho e Porto Carne Seca.

A Operação contou com a participação de 9 navios, 2 aeronaves, tropas do Corpo de Fuzileiros Navais, lanchas, viaturas e o apoio conjunto de embarcações e tropas do Exército Brasileiro, totalizando 800 militares envolvidos.

 

Por: Da Redação