Ladário

Cerimônia Militar homenageia o 142° aniversário da Base Fluvial de Ladário

Cerimônia (

 

Cerimônia aconteceu no Complexo Naval

A Base Fluvial de Ladário (BFLa) completou 142 anos de criação, no dia 14 de março de 2015, e como forma de comemorar foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de março, no Pátio Interno da Organização Militar. O evento contou com a presença dos militares do Complexo Naval, do prefeito de Ladário José Antonio Assad e Faria, além de autoridades civis e militares.

“Esta cerimônia marca mais um aniversário da base fluvial que sempre foi nossa parceira, proporcionando ao nosso município a ajuda para a construção do desenvolvimento que queremos. O esforço e a dedicação que todos têm ao desempenhar as suas tarefas mostram o compromisso não só com a Marinha, mas com todo o povo ladarense que se orgulha de ter uma instituição como esta em sua cidade”, enfatizou o prefeito José Antonio.

Em Ladário, a Base Fluvial possui um papel muito importante, pois através de projetos realizou variadas ações positivas e de caráter efetivo em beneficio ao município, tais como, a construção do muro em torno do Terreno do mangueiral e a coordenação da Aciso “Revitalização da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas de Ladário (AAPPIL), no bairro Almirante Tamandaré em setembro de 2014.

Para o Capitão de Mar e Guerra, Welliton Lopes dos Santos, a parceria entre a prefeitura e a base fluvial é de extrema importância, pois através de ações benéficas ao município, toda a população também é contemplada, “A lembrança dessas e de outras realizações, nesta data tão especial, em que comemoramos 142° da nossa Base, nos conduz a refletir que a história não foi construída repentinamente, e que estamos aqui em Ladário como parte de um processo histórico e evolutivo, construindo não fatos esporádicos, mas a continuidade de atitudes proativas para que possamos continuar acrescentado novas marcas para a história”, disse.

“A Base Naval foi a primeira organização militar construída aqui na área de Ladário, então ela tem um valor histórico muito grande, muitas pessoas passaram por aqui desde o seu inicio, e se hoje a Base existe com essa capacidade de ser a maior da região, isso é fruto do trabalho de todos. É uma organização militar muito importante da Marinha do Brasil, e também para o município, pois é uma organização que sempre presta apoio através de ações cívicos sociais”, explicou o Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do 6º Distrito Naval.

Na oportunidade, também foram entregues homenagens a militares e servidores civis que mais se destacaram no exercício de suas atividades, ao longo do ano de 2014.

História da Base Fluvial de Ladário

Em 14 de março de 1873, o Comandante Cunha Couto lançou a pedra fundamental do Arsenal de Marinha do Ladário. Em 18 de outubro de 1955, o novo Arsenal passou a denominar-se Base Fluvial de Ladário, permanecendo inalterada a sua data de fundação.

Atuando desde 1994, como uma OMPS-I, a Base vem incorporando novos conceitos de gestão e de otimização de processos, a fim de permitir a melhor aplicação dos recursos que lhe são disponibilizados.

Estas e outras conquistas só foram possíveis pela persistência, talento e criatividade de homens e mulheres, civis e militares, que buscam inspiração do trabalho realizado por antecessores, conhecidos ou anônimos no intuito de a cada dia transformar a Marinha do Brasil em um lugar melhor.

Atualmente a Base Naval segue no comando do Capitão de Mar e Guerra, Welliton Lopes dos Santos.

 

Por: Da Redação