Ladário

Casa da Cidadania de Ladário começa a emitir Carteira de Trabalho Digital

O primeiro cidadão ladarense a utilizar o serviço foi Amarildo Dias Lemos

 

A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Casa da Cidadania, Justiça e Inclusão Social, inaugurou na tarde desta quarta-feira, 23 de janeiro, o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitalizada. Além da presença do prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, participaram da cerimonia o Capitão de Fragata Marcelo Freire Lanzaro, que no ato representou o Contra-Almirante Rodolfo Frederico Dibo, Comandante do 6º Distrito Naval, a senhora Terezinha Marlene da Matta, representante da Agência Regional do Trabalho em Corumbá, secretários municipais e representantes de entidades e associações de Ladário.

A CTPS digitalizada possui capa azul em material sintético mais resistente do que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. Com aparência de um passaporte, o documento tem um código de barras que permite ao trabalhador acessar as diversas informações de sua vida laboral, desde seguro desemprego, abono salarial, até o saldo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o PIS/PASEP.

Juvenal se emocionou ao fazer seu último pronunciamento como superintendente da Casa da Cidadania

Na oportunidade, Juvenal Ávila se emocionou ao fazer seu último pronunciamento como superintendente da Casa da Cidadania, “lutamos muito para que este benefício e outros estivessem à disposição da população ladarense. Tenho absoluta certeza do dever cumprido, pois eu e minha equipe alcançamos importantes avanços à frente da pasta”.
Além da CTPS digitalizada, a população de Ladário conta com os serviços essências do Cartório Eleitoral e da Defensoria Pública. Conforme Juvenal, em breve o município também estará emitindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), “seremos o primeiro município do estado a prestar este serviço”.

A pedagoga Jane Contu assumiu a superintendia. Em seu pronunciamento, Jane destacou a importância do órgão para os munícipes, “é um espaço onde a população ladarense deve ser instruída e servida e este é mais um serviço prestado à população”, afirmou.

A nova superintendente ainda disse que inicialmente o atendimento para emissão da Carteira de Trabalho será de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 17 horas. Os documentos necessários para emissão da primeira via do documento são: RG ou carteira do conselho, CPF e comprovante de residência. Para a segunda via, os documentos são os mesmos, acrescidos da antiga carteira (1ª via). Em caso de roubo ou extravio será exigido o boletim de ocorrência.

Prefeito José Antonio destaca trabalho de Juvenal Ávila na Casa da Cidadania

O prefeito de Ladário fez questão de afirmar que as portas da administração municipal estão abertas para Juvenal, “aproveito deste momento para falar que a nossa administração perde uma grande profissional, mas estamos de portas abertas para quando quiser voltar. Juvenal realizou um longo e bom trabalho durante a nossa primeira gestão, tanto como secretário de Assistência Social, como na Superintendência de Cidadania”.

José Antonio destacou o apoio do Ministério do Trabalho e anunciou a instalação do Procon na cidade, “agradeço o empenho da representante do Ministério do Trabalho, Terezinha, no processo de implantação da Carteira de Trabalho digital na Casa da Cidadania, também quero anunciar o mais novo benefício que a nossa administração vai colocar a disposição da população ladarense, a instalação de uma agência do Procon, que em breve estará em funcionando”.

Primeira emissão CTPS digital em Ladário

A primeira carteira digital foi emitida logo após a cerimônia. O primeiro cidadão a utilizar o serviço foi Amarildo Dias Lemos, que mostrou seu contentamento, “a inciativa da Prefeitura foi muito boa, pois antes era preciso se deslocar até Corumbá para fazer este tipo de serviço”.

Em média, a carteira demora de 07 a 15 dias para chegar da central de confecção. A data de entrega é dada pelo sistema. Atualmente a Casa da Cidadania de Ladário conta com 10 servidores e mais 04 beneficiários (sentenciados que trabalham).

O primeiro cidadão ladarense a utilizar o serviço foi Amarildo Dias Lemos

 

Por: Douglas Assad Arruda