Ladário

Cartório inicia serviço e atrai jovens eleitores ladarenses

Equipe do Cartório Eleitoral atende às segundas, terças e quartas na Casa da Cidadania

 

Equipe do Cartório Eleitoral atende às segundas, terças e quartas na Casa da Cidadania

Em um mês, de janeiro a fevereiro, Ladário teve um acréscimo de 0,36% eleitores com direito a voto, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Saltou de 12.107 para 12.153 votantes. Esse número deve aumentar consideravelmente com a chegada ao município de um escritório da 50ª Zona Eleitoral, que engloba Corumbá e Ladário. Antes, os atendimentos eram feitos somente em Corumbá. Há uma semana, o escritório está aberto todas as segundas, terças e quartas-férias, das 13h às 17h, na Casa da Cidadania, vinculada à Superintendência de Cidadania, Justiça e Inclusão Social, e Gerência do Trabalho da Prefeitura de Ladário. “É mais um serviço importante e um incentivo para jovens ladarenses, que agora se alistam como novos eleitores, e para transferências de títulos e revisões, além do que o aumento do número de eleitores também vai elevar o percentual de ICMS do município”, destacou o prefeito José Antonio.

Emília e Raquel prestam apoio ao Cartório Eleitoral

No último dia de funcionamento antes do feriado da Semana Santa, o escritório do Cartório Eleitoral prestou 32 atendimentos, entre alistamento de novos eleitores, transferências e revisões de títulos, que tem prazo até o dia 9 de maio. Estavam de plantão a auxiliar de Cartório Solange Souza Rodrigues e a estagiária Ajala Ferreira, que receberam apoio de duas secretárias da Prefeitura de Ladário, Raquel Santana Nunes e Emilia Nascimento, da assistente Elis Canhete e do superintendente de Cidadania, Justiça e Inclusão Social da Prefeitura, Juvenal Ávila. “Temos muitos moradores de Ladário, principalmente do bairro Nova Aliança, na divisa do município, que ainda votam em Corumbá e agora terão oportunidade de fazer a transferência do título para Ladário”, enfatizou Ávila.

Jadiane retirou título eleitoral na Casa da Cidadania

A estudante ladarense Jadiane Camila, de 17 anos, aluna do terceiro ano de ensino médio do Colégio São Miguel, aproveitou o novo serviço e o incentivo da mãe para se alistar como nova eleitora em Ladário. “Não vejo a hora de votar pela primeira vez, mas antes quero prestar bem atenção nas propostas dos candidatos para nossa cidade”, afirmou a estudante ao retirar seu título eleitoral ao lado da mãe Raquel. Da mesma forma, a estudante Kellen Cristina Freitas dos Santos, de 16 anos, aluna da Escola Estadual Leme do Prado, deu entrada no pedido para o título eleitoral. “Estamos entregando o título 24 horas após o pedido de alistamento”, esclareceu a auxiliar de Cartório Solange Souza Rodrigues.

Além do título eleitoral, o escritório providencia a revisão, que normalmente é um pedido de segunda via do título para troca de seção eleitoral, e a transferência de zona eleitoral de qualquer outra cidade para Ladário. Os documentos pedidos para título eleitoral são o RG ou Carteira Profissional ou Certidão de Nascimento ou de Casamento; comprovante de residência e para os homens o Certificado de quitação de serviço militar ou Certificado de alistamento militar. Para a transferência, um documento de identidade e comprovante de residência.

Carteira de Trabalho

De 11 a 13 de abril uma equipe de funcionários da Prefeitura de Ladário realiza capacitação na superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego para implantação do sistema off-line de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) na Casa da Cidadania. O novo serviço de pedido e retirada de CTPS deve começar a funcionar em maio em Ladário, segundo estimativa do superintendente Juvenal Ávila. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação