Ladário

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes inicia com Palestra

Palestra marca início das atividades do

 

Palestra marca início das atividades da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), iniciou nesta quinta-feira à noite, 02, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. O lançamento ocorreu na Câmara de Ladário e teve como a principal atração, a palestra sobre a realidade da situação de abuso que se direciona diretamente a Polícia Civil em Ladário, ministrada pelo delegado de Polícia Civil da cidade, Enilton Zalla.

De acordo com a coordenadora do CREAS de Ladário, Arizone Sales, “a campanha é um modo de sensibilizar as autoridades e a sociedade, diante desse tema que é muito importante”, comentou ainda que a intenção é fazer com que as famílias se protejam e se previnam, “fazemos esse trabalho como proteção básica onde as famílias vão para se prevenir quando se encontram em alguma vulnerabilidade”. Azirone, ainda garante que através dessas manifestações e todo o trabalho diário, a incidência na cidade tem diminuído. Por isso, é tão importante que campanhas deste tipo sejam realizadas.

Para o delegado Zalla, “o problema existente na cidade é exatamente o silêncio da sociedade, nós sabemos de muita violência sexual que existe, mas não chega ao nosso conhecimento de uma forma formalizada, por trás dessa violência existe muito silêncio, muito tabu, muito medo e receio e fica difícil para as autoridades trabalharem nesse sentido”. Afirma que falta o encorajamento por parte das pessoas que são vitimas nesse tipo de caso.

Palestra do delegado de Polícia Civil de Ladário, Enilton Zalla (Foto: Divulgação)

O delegado, comentou ainda sobre o “mercantilismo do sexo” que diminui cada vez mais de idade, “isso é perceptível, porque a incidência é grande de menores que desaparecem de casa e se deixam levar pelo dinheiro fácil. O que precisa ser feito é um grande trabalho de conscientização disciplinar não só de investigação policial do setor mas também toda integração da sociedade que ainda não se deu conta da responsabilidade que ela tem para evitar o problema, pois é a própria sociedade que financia isso, então é preciso a conscientização e o combate a criminalidade”.

Enfático, o delegado diz que o trabalho do CREAS é válido sempre, a orientação, o estímulo ao encorajamento para denunciar esse tipo de abuso, é muito bem vindo pelas autoridades, porque é uma forma de conscientizar e levar o conhecimento a pessoas que não sabem como tratar desse problema.

A programação da semana prevê diversas atividades como oficinas, palestras, gincanas, blitz educativa e panfletagem, durante o período de 02 a 18 de Maio. (Assessoria de Imprensa de Ladário)

Programação:

  • 03/05 – 15h – Bate- papo “ Faça a diferença”- Câmara Municipal de Ladário;
  • 06 a 10/05 e 14 a 15/05 – Matutino e vespertino – Palestras socioeducativas – Escolas Municipais de Ladário;
  • 13/05 – Matutino e vespertino – Oficina “A violência Sexual e suas interfaces” – Cras e Jornada Ampliada;
  • 15/05 – noite – Panfletagem de mobilização – Feira do bairro Almirante Tamandaré;
  • 16/05 – 16h – Encontro “Olhe e proteja” – Cras;
  • 17/05 – Vespertino – Gincana e apresentação cultural “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” – Poliesportivo de Ladário;
  • 18/05 – 8h – Blitz e adesivagem – Avenida 14 de Março e feira central.

 

Por: Da Redação