Ladário

Campanha contra Pólio e Sarampo atinge 40% da meta em Ladário

 

Campanha terá o 2º dia "D" no próximo dia 22 deste mês

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado, 08 de novembro, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Pólio e Sarampo. Ao todo, foram vacinadas contra a pólio 648 crianças, das 1.655, o que representa 40% da meta alcançada. Já contra o Sarampo, foram imunizadas 578 crianças, das 1469, sendo 39% da meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

A campanha segue até o dia 28 de novembro, nas Estratégias de Saúde da Família, nos seguintes horários- Erico Valle, das 13hoo às 19h00 e João Fernandes e Unidade Mista com atendimentos nos mesmos horários- das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Mesmo aqueles pais que não conseguiram levar seus filhos para vacinar, a campanha segue até o final deste mês. Lembrando que ainda, em Ladário, será feito o segundo dia “D” da campanha, que acontecerá no dia 22 de novembro, foi o que informou a coordenadora de imunização do município Simone de Araújo Roca Fernandes.

“A vacina ajuda a prevenir os pequenos com o intuito do nosso país, continuar livre da doença, onde há anos não se registra nenhum caso de paralisia infantil. Outro ponto a ser reforçado é a questão também da imunização contra o sarampo, que vem acometendo algumas casos na região Nordeste, por isso e importante que o município faça a sua parte, bem como os pais ou responsáveis também se atentem a importância da vacinação. Uma proteção com as nossas crianças”, reforçou Simone.

Durante o dia “D”, foram oferecidos quatro pontos de vacinação em Ladário, sendo nas Estratégias de Saúde da Família, ESF Érico Valle Loaiza, ESF Almirante Tamandaré, ESF João Fernandes e Nova Aliança, , que funcionam em um mesmo prédio, bem como a Unidade Mista no Centro. Todos os atendimentos aconteceram das 08h00 às 17h00, contando com o apoio 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de serviços diversos e motoristas.

Ladário atingiu 40% da meta durante o 1º dia "D" da Campanha

Imunização é necessário

É válido lembrar que a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, por isso é necessário que as crianças tomem a vacina, evitando assim uma possível infecção. Embora aproximadamente 90% das infecções por pólio não causem sintomas (são assintomáticas), os indivíduos afetados podem exibir uma variedade de sintomas se o vírus atingir a corrente sanguínea. Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central, preferencialmente infectando e destruindo neurônios motores, levando à fraqueza muscular e à paralisia flácida aguda.

Já o Sarampo, os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A maioria das pessoas se recupera mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça cegueira, diarreia grave, infecção de ouvido e pneumonia. Por isso a importância da vacinação.

 

Por: Da Redação