Ícone do site Pérola News

Mais de meia tonelada de recicláveis são retirados no conjunto habitacional da SEAC

Foram retirados mais de meia tonelada de materiais recicláveis na SEAC
Equipe que participou da ação na SEAC

A Prefeitura de Ladário, através da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, com apoio da Granel Química de Ladário, realizou no sábado, 1º de junho, a “2ª Campanha Contra o Lixo nas Ruas”.

A ação abriu a “5ª semana do Meio Ambiente” de Ladário, que conta com palestras nas escolas municipais, ministradas por pesquisadores da Embrapa Pantanal, professores de Biologia da UFMS (Campus do Pantanal) e analistas ambientais das Mineradoras Vale e MMX.

O secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Jorge José Pinto de Castro, participou da campanha educativa e destacou a importência do evento, “esta campanha é muito importante para a conscientização da população no manejo com o lixo”.

Conforme a gerente de Meio Ambiente do Município de Ladário, bióloga Lígia Lopes Teixeira de Santana, o conjunto habitacional da SEAC (Secretaria Especial de Ação Comunitária) foi escolhido devido a disposição incorreta do lixo ao longo da rua Emília Alves de Arruda, que dá acesso ao terminal portuário de embarque de cargas da empresa Granel Química, “constatamos que esta área apresenta vários pontos críticos de acúmulo de lixo, formando verdadeiros lixões”.

Lígia também falou sobre a falta de conscientização, “apesar da Secretaria de Desenvolvimento Integrado estar fazendo sempre a limpeza no local, removendo os resíduos descartados irregularmente e de ter no munícipio uma empresa terceirizada responsável pela coleta do lixo domiciliar, passando nos bairros três vezes na semana, ainda há moradores que descartam seus lixos nos terrenos baldios, esquinas e calçadas do conjunto, por esse motivo decidimos fazer essa campanha no bairro Boa Esperança, no conjunto da SEAC, onde abrange a Empresa Granel Química, que aplica responsabilidade social na comunidade ao seu redor, o qual proporcionou toda a estrutura necessária para a realização do evento”.

A campanha teve por objetivo fazer com que a população se conscientize sobre a disposição incorreta de lixo nos terrenos baldios, esquinas e calçadas da cidade e como atrativo aos participantes, os organizadores trocaram 2 kg de materiais recicláveis (plástico, papelão e alumínio, entre outros) por uma senha que dava direito a participar ao sorteio de cinco sacolões, kits limpeza, várias camisetas e o prêmio mais esperado pela criançada, uma bicicleta. Os materiais recicláveis recolhidos foram doados aos catadores de recicláveis do município, que estavam presentes na pesagem. O material será vendido e o valor arrecadado será revertido em uma horta comunitária.

Durante a campanha, foram fixadas duas placas de proibido jogar lixo na rua Emília Alves, nos locais mais críticos de disposições incorretas do lixo. Houve também uma palestra para os adultos e crianças sobre os problemas ambientas (contaminação do solo, água e ar) causado pelo descarte inadequado do lixo no meio ambiente, além das doenças como dengue, leptospirose, leishmaniose, tifo e o risco de animais peçonhentos invadirem as residências próximas ao local.

“A ação foi muito produtiva, foram recolhidas só nessa manhã mais de meia tonelada de material reciclável, entre plástico, papelão, alumínio e ferro, com a participação de vários adultos na palestra”, finalizou Lígia. (Com informações da Gerência de Meio Ambiente do Município Ladário)

 

Por: Douglas Assad Arruda

Sair da versão mobile