O Município de Ladário, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 14 de abril, por meio de uma caminhada, que teve a sua concentração na Avenida 14 de Março, em frente ao Coreto, a semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. Participaram toda a comunidade escolar do município e a fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O evento, que acontece pela primeira vez na cidade, teve o intuito de promover a sensibilização da população para a importância da concretização da inclusão escolar e social a partir do respeito às diferenças e igualdade de direitos.
“Este ano reforçamos a data para que todos possam estar antenados nessa luta, garantindo um ensino de qualidade aos nossos alunos, independentemente de suas necessidades. Todos os profissionais da Rede de Ensino estão altamente capacitados e desenvolvem um trabalho importantíssimo com os nossos alunos”, informou a secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.
Em Ladário, desde 2009, funciona o Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva que tem como uma das metas orientar e auxiliar a comunidade escolar nos processos de inserção, permanência e êxito escolar dos alunos da Educação Infantil , Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos- EJA.
O jovem Mauricio Paris Rodrigues, que concluiu o ensino fundamental na REME de Ladário explicou que foi muito importante, os trabalhos desenvolvidos com ele, no decorrer de seus estudos até e o ensino médio. “Tive um acompanhamento normal dentro da sala de aula e isso é importante. Todas as atividades eram feitas junto aos meus colegas de classe, que me ajudavam a fazer as lições. Além disso, os professores, passo a passo, explicavam certinho e de maneira ampla”, falou o jovem que ainda afirmou que após concluir o ensino médio, vai tentar entrar em uma Faculdade de direito, “todo o esforço valeu a pena”, completou.
Para a estudante Ludmila Cáceres (11), participar de um evento como esse é reforçar cada vez mais a igualdade entre todos. A jovem acompanha a rotina de sua amiga, Jenifer dos Santos, que é deficiente auditiva, e além da amizade, acaba ajudando-a a desenvolver atividades relacionadas à escola e também na vida pessoal.
“Antes de colegas de sala de aula, somos amigas. Tive vontade de aprender Libras, a língua de sinais, para poder me comunicar com ela. Através disso, nós mantemos um relacionamento normal e sempre que posso peço conselhos a ela. Claro, na escola, ajudo nas atividades, assim, como ela me orienta também em algumas coisas. A amizade é forte e acima de tudo, o carinho uma pela outra, não há barreira que pare a nossa amizade”, declarou Ludmila.
Semana Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, foi instituída no dia 14 de abril, de 2004, pelo Sistema Conselhos de Psicologia, com a finalidade de mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.
Confira a programação completa:
• Dia 14.04.2014: Colóquio “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva: A Escola e a Diversidade” e premiação dos finalistas do Prêmio Professor Destaque da Inclusão das 14h0min às 18h0min no Clube Marisco;
• Dia 15 e 17.04.2014: Jogos Paradesportivos da Rede Escolar de Ladário;
• Dia 16.04.2014: entrega de panfletos sobre o Dia Mundial da Voz nas unidades escolares da REME;
• De 14 a 30.04.2014: Realização do Projeto Escola Inclusiva nas unidades escolares da REME.
Por: Da Redação