A Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, foi celebrada na noite de ontem, quarta-feira (6), durante uma Sessão Solene no Plenário da Casa do Barão de Vila Maria, realizada de forma conjunta pelas Câmaras Municipais de Corumbá e Ladário.
Além de lembrar os 153 anos de um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai, em 11 de junho de 1865, o ato foi marcado também pelas homenagens ao contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, comandante do 6º Distrito Naval, que foi agraciado com os títulos de Cidadão Corumbaense e Cidadão Ladarense, outorgados pelas duas Câmaras, pelos relevantes serviços prestados na região pantaneira.
A Sessão Solene, conforme o presidente da Câmara de Corumbá, Evander Vendramini, e o vice-presidente da Câmara de Ladário, Daniel Benzi, foi uma forma de reverenciar um fato histórico decisivo na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, considerado o maior conflito militar na América do Sul.
“A história tem que ser valorizada e a Marinha do Brasil faz a diferença”, citou Evander para em seguida, dirigindo-se ao plenário lotado, parabenizar a todos pelo que “vocês fazem em nossa região”, em referência ao grande trabalho social voltado para as populações das duas cidades, Corumbá e Ladário, especialmente para as famílias ribeirinhas. “Vocês são a segurança da nossa Pátria, em momentos de paz e de guerra”, reforçou.
Evander e Daniel destacaram que a Marinha tem contribuido de para o desenvolvimento da região, e que o trabalho do comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Barros Coutinho, tem sido decisivo para isso. “O título de Cidadão Corumbaense é em reconhecimento ao trabalho realizado pelo comandante em nossa região. Ele se integrou totalmente à sociedade local e sua contribuição para o nosso desenvolvimento é grande”, completou Evander, citando que o contra-almirante fez por merecer os dois títulos.
Cidadão Pantaneiro
Barros Coutinho agradeceu o fato de, agora, ser cidadão pantaneiro (Corumbá e Ladário). Afirmou sentir orgulho em participar da Sessão Solene por dois grandes motivos: celebrar a Batalha Naval do Riachuelo e receber os títulos de Cidadão Corumbaense e Cidadão Ladarense. Agradeceu todos os vereadores e disse que a homenagem é “extremamente significativa, que me enche de orgulho”.
Ele fez uma referência ao episódio ocorrido durante a Guerra do Paraguai; falou sobre a presença da Marinha na região; destacou as ações sociais voltadas para as populações ribeirinhas e urbanas, destacando que, somente nestes últimos cinco anos, a instituição militar levou assistência médica-odontológica às mais diferentes regiões, realizando 12,5 mil consultas, 27 mil procedimentos odontológicos, visitou 320 localidades em 53 missões, cada uma com duração de cerca de 30 dias.
A sessão contou com as presenças dos prefeitos de Corumbá, Marcelo Iunes, e de Ladário, Carlos Anibal Ruzo Pedroso, que também destacam a importância da Marinha na região. Para eles, a instituição militar é uma grande parceira e contribui para o desenvolvimento, principalmente com as suas ações sociais.
“A Marinha é uma grande parceira. Todas as vezes que precisamos, ela está pronta para nos auxiliar”, citou Marcelo. Ele destacou também que fez questão de participar da sessão para lembrar uma datal importante, a Batalha do Riachuelo, bem como presenciar a entrega dos títulos de Cidadão Corumbaense e Cidadão Ladarense ao comandante Barros Coutinho.
Quem também foi agraciado com o título de Cidadão Ladarense foi o capitão-tenente Leandro de Freitas Pereira, chefe do Departamento de Prefeitura Naval, de Ladário. A honraria foi entregue pelo vereador de Ladário, Vagner Gonçalves.
A sessão foi prestigiada pelos vereadores André da Farmácia, Cristóvão Contador, Domingos Albaneze Neto, Chicão Viann e Roberto Façanha (Corumbá); Augusto de Campos, Lilia Maria Villalva de Moraes Silva e Osvalmir Nunes da Silva.
Também presente o diretor-presidente da Fundação de Turismo, vereador licenciado Rufo Vinagres, que fez parte da mesa, ao lado de Evander Vendramini, Daniel Benzi, Marcelo Iunes, Carlos Ruzo e do contra-almirante Barros Coutinho.
Comemorações
Os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo serão comemorados na segunda, dia 11. Para lembrar a data, o 6º Distrito Naval preparou uma programação que será aberta amanhã, sexta-feira (08), se estendendo até segunda, com a tradicional cerimônia em Frente ao Pórtico do Complexo Naval, às 09 horas.
Em Ladário, nesta sexta, às 18 horas, apresentações do Pelotão Cunha Couto e da Banda de Música dos Fuzileiros Navais, em frente ao Pórtico. Já no sábado, das 08 às 12 horas, acontece a Ação Cívico Social (ACISO), na escola Marquês de Tamandaré.
Já em Corumbá, na sexta e sábado, visitação pública aos Navios atracados no Porto Geral, além de exposições e ações de promoção à saúde na Praça da Independência. Ainda no sábado, às 18 horas, apresentações do Pelotão Cunha Couto e da Banda de Música dos Fuzileiros Navais, no Jardim da Independência. (Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara)