A Câmara Municipal de Ladário, em sessão ordinária, aprovou uma Moção de Repúdio à empresa de transporte coletivo Canarinho. A propositura foi encabeçada pelo vereador Oswalmir Nunes da Silva (Baguá) e aprovada pelos demais vereadores, devido à precariedade dos serviços prestados no transporte coletivo intermunicipal, com característica urbana, Ladário e Corumbá, vice-versa.
Na palavra livre Baguá falou sobre o absurdo que os moradores ladarenses tem que suportar, quando necessitam fazer uso do transporte coletivo, “muitos relataram com revolta o péssimo serviço prestado pela Empresa, pois os ônibus estão sucateados e sem condições de circulação”.
Baguá também criticou sobre a demora e atraso, “usuários reclamam dos horários. A demora é um cartão de visita dessa empresa, que esta desrespeitando a comunidade ladarense com essa situação”.
Conforme o vereador, os ônibus trafegam com excesso de lotação, conduzindo inúmeros passageiros em pé nos corredores, e também, ônibus que não tem condições de conservação, maus cheiro e frequentemente estragam durante o itinerário devido à falta de manutenção preventiva, que impedem os usuários de chegarem a seus destinos em tempo hábil, “temos ônibus circulando com pneus com manchões, perceptível pelo barulho que faz em contato com o solo”.
Baguá também comentou sobre o preço da tarifa, “o transporte é tarifado em R$ 2,90, uma das mais caro do país”. O parlamentar também argumentou que todos os esforços objetivando solucionar os problemas apontados pelos usuários, foram ignorados por parte dos seus proprietários e responsáveis legais. Por outro lado, lembrou que não é a primeira vez que essa situação vem à pauta de discussão na Casa de Leis, “a concessão de exploração do transporte intermunicipal com características urbana é feita pelo Estado, através da Agencia Reguladora, mas o problema é nosso, pois somos vereadores do município e o povo esta reclamando com razão, e essa empresa está prestando um desserviço. Como explicar essa situação?”.
A Moção de Repúdio, será oficializada a Empresa Canarinho de Transporte Coletivo, copia ao governo do estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, solicitando providencias.
Por: Domingos S. de Arruda