A Prefeitura de Ladário, por da Agência Municipal de Trânsito (AGEMTRAT) e da Secretaria Municipal de Educação, promove nos dias 17 e 18 de fevereiro, nesta segunda e terça-feira, a Blitz Educativa de Volta às aulas. A ação acontecerá na entrada das Unidades Educacionais de maior fluxo de veículos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Ladário.
A campanha batizada com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, tem como objetivo conscientizar alunos, pais e responsáveis quanto à importância e fragilidade da vida e sua correlação com o trânsito responsável. A ação apresenta-se em consonância com a Deliberação do CONTRAN n°275, de 13 de setembro de 2024, a qual estabelece a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2025.
“Nossos servidores preparam o entorno da Unidades Educacionais mais movimentadas, com destaque para a faixa de pedestre e sinalização de trânsito. Tudo para receber os estudantes na volta às aulas para o início do ano letivo de 2025 com muita alegria, mas também com a sensibilização dos adultos quanto à dimensão de suas ações na condução de carros e motos na nossa cidade. Sua atitude faz toda a diferença”, esclareceu a diretora presidente da AGEMTRAT, Rosalina Barcellos.
Segundo a secretária de Educação, Fernanda Borges, “a vida é o nosso maior bem, e é fundamental protegê-la. No entanto, muitas vezes, em nossa corrida diária, esquecemos disso e colocamos em risco não apenas a nossa vida, mas também a vida dos outros. É por isso que estamos realizando esta blitz educativa, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de reduzir a velocidade, preservar nossos alunos e respeitar as regras de trânsito”.
As ações da Educação para o Trânsito manifestam-se como tema contemporâneo transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, conforme o Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=103561-pcp015-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192) possui grande relevância na medida que “a determinação legal de elaboração de uma base nacional comum curricular pode ser percebida como resultado de um longo processo evolutivo na história da educação brasileira”.
Serão desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2025 campanhas como esta dentro e fora das unidades educacionais em parceria com diversas instituições. A Administração Municipal busca, dessa maneira, potencializar o alcance da informação e fortalecer a conscientização dos munícipes a cerca de temas indispensáveis ao convívio social.
*Comunicação PML