Ladário comemora a Semana da Mulher com blitz educativa, caminhada, ciclo de palestras e um torneio de futebol feminino. A realização é da Prefeitura por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Mulher, com apoio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agemtrat) e Secretaria Municipal de Saúde. “A novidade este ano será a participação de mulheres bolivianas na Blitz Educativa que faremos na Feira Central de Ladário”, informou a superintendente de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Paula Silva, referindo-se ao evento marcado para quarta-feira, 7 de março.
Um ciclo de palestras da Secretaria Municipal de Saúde marca as comemorações. Duas psicólogas vão falar sobre Planejamento Familiar, Gravidez Precoce e DST para 90 adolescentes da Rede Pública de Ensino durante encontro no antigo prédio do Cine Ladário, das 8h às 11h, neste dia 5 de março, segunda-feira. Serão realizadas na terça, quarta e quinta-feira consultas preventivas em mulheres no Centro de Saúde da Prefeitura, rua Comandante Souza Lobo, e no Centro de Saúde do Seac.
Na Blitz Educativa, marcada para quarta-feira, na Feira Central de Ladário, equipes da Superintendência da Mulher, Agemtrat e Secretaria Municipal de Saúde vão distribuir folhetos de conscientização voltados para diferentes setores, como saúde, trânsito e direitos das mulheres. “Abordaremos diferentes temas de interesse, buscando envolver um grande número de mulheres ladarenses nessa semana especial”, enfatizou Ana Paula Silva.
No dia 8 de março, quinta-feira, haverá a Caminhada da Mulheres pela avenida 14 de Março, com saída do Coreto Municipal às 8h. O torneio de futebol entre moradoras dos bairros será no dia 11, domingo, no Estádio Vicente Fortunato. As melhores jogadoras da região estão sendo convocadas para o evento.
Poetas e cronistas ladarenses rendem homenagem à data. O poeta Odilon de Macedo lançou o apócrifo A Mulher: “Apresentando este poema que saúda o Dia Internacional da Mulher/Magnificamos ainda mais o seu alto intelectual/ Unimo-nos os homens, num honroso gesto de gratidão/Lembrando os grandes feitos no passado e no atual/Homenageamos neste dia com muita paz e afeição/Eternizamos os nossos reconhecimentos em âmbito mundial/Respeitosa a nossa mensagem, a Deus a sua benção”.
História de lutas
O Dia Internacional da Mulher se comemora em 8 de Março. A homenagem surgiu devido a uma tragédia ocorrida no dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, Estados Unidos, durante uma greve, ocuparam a sede para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência por forças militares. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em1910, durante uma conferência na Dinamarca, a data foi definida como Dia Internacional da Mulher, para em 1975 ser oficializada por meio de decreto da Organização das Nações Unidas (ONU). (Nelson Urt/Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da redação