Ladário

Biólogo radicado em Ladário desenvolve pesquisas com abelhas

 

Marcos Thomé e o livro intitulado de “Identificação Vegetal Através do Mel”

Marcos Leal Tomé, Biólogo, especializado em Microbiologia pela Universidade Iguaçu (UNIG) e em Ensino de Ciências e Biologia pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recentemente publicou nesta cidade o seu livro intitulado de “Identificação Vegetal Através do Mel”, um trabalho de pesquisa realizado em uma região de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, o que inspirou buscar novos resultados com a mesma metodologia no Bioma Pantanal.

O livro relaciona-se a um trabalho cientifico, no qual determina através de análise polínica a origem botânica do mel produzido pelas abelhas Apis mellifera, popularmente conhecida por abelhas africanas.

Este trabalho tem uma importância ecológica ambiental e sócio-econômica grandiosa, pois devido ao hábito alimentar generalista desta abelha é possível identificar um grande número de espécies vegetais presentes em uma região, o que possibilita a manutenção de dezenas espécies de outros seres vivos que dependem de tais plantas, além de poder certificar o mel produzido por apicultores, valorizado comercialmente seu produto e dando possibilidade ao produtor apícola de plantar as árvores adequadas em um período certo para as suas colméias, o que recebe o nome de calendário apícola.

Um pouco da vida do carioca radicado em Ladário

Marcos é palinólogo (pesquisador em identificação morfológica de pólen), especializado em melissopalinologia (estudo do Pólen em amostras de mel). Foi pesquisador colaborador, do departamento de botânica, Laboratório de Palinologia da UFRJ. Atua como pesquisador em parcerias com instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, consultor ambiental e Professor do ensino fundamental, médio e superior. Possui artigos publicados em eventos acadêmicos e de pesquisas, livros e revistas especializadas. Sua área de principal ênfase científica é a botânica.

Marcos Thomé é carioca, chegou com a família na cidade de Ladário em janeiro de 2011, disposto a colaborar com o desenvolvimento da pesquisa apícola na região do Pantanal, juntamente em parcerias com Universidades, empresas de pesquisas, e a Embrapa Pantanal, além de contribuir com projetos educacionais na rede municipal de ensino da cidade de Ladário.

É professor de ciências nas escolas Francisco Mendes Sampaio, Pólo 17de Março e Professor João Baptista, onde desenvolve atividades práticas e teóricas de seu conhecimento, colaborando com seus diretores.

 

Por: Da Redação