Ícone do site Pérola News

Banda de Percussão João Lisboa de Macedo representa Ladário durante festival de fanfarras em Dourados

A banda de percussão é uma iniciativa da prefeitura municipal de Ladário, através da Fundação de Cultura e Assistência Social do município (Foto: A. Frota)
Banda de Percussão João Lisboa de Macedo durante a sua apresentação em Dourados (Foto: A. Frota)

A banda de Percussão João Lisboa de Macedo, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), prestou uma participação especial no 2° Festival de Bandas e Fanfarras do município de Dourados. A banda de percussão é uma iniciativa da prefeitura municipal de Ladário, através da Fundação de Cultura e Assistência Social do município.

O evento, que foi realizado pela prefeitura de Dourados, no início desta semana, através da Secretaria Municipal de Cultura e Educação, na Praça Antônio João, durante as atividades que associam a programação “Dourados Brilha”, que tem o objetivo de divulgar a produção musical, estimular a criação de bandas e fanfarras, além de promover o intercâmbio entre os integrantes, pensamento cívico, espírito de corporação e autodisciplina, necessários à formação integral do cidadão reuniu centenas de jovens durante as suas apresentações.

Na oportunidade, o secretário de Cultura de Dourados, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, falou que o evento é uma forma de incentivar e resgatar os velhos festivais de bandas e fanfarras existentes não apenas naquela cidade, como no Estado, “além disso, a expectativa é expandir de forma a promover concursos de bandas e fanfarras com premiações, inclusive trazendo bandas de fora, o que nos ajuda no brilho da nossa festa”, disse.

Já de acordo com o Orientador do Serviço e Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social de Ladário, Alexandre Orichuella, o convite por parte da Secretaria de Cultura de Dourados foi recebido de braços abertos com muita alegria e empolgação, tanto pela organização como pelos integrantes da Banda.

“A viagem foi uma oportunidade única para as nossas crianças, pois obtiveram a chance de conhecer outra cidade, bem como socializar e interagir com outras bandas. Isso aumenta a autoestima e os estimula a desenvolver cada vez mais o talento deles. Ficamos realmente muito felizes, pois a banda é recente, formada ainda este ano, e eles estão alcançando resultados surpreendentes que eles mesmos construíram através do esforço nos ensaios, além de persistência e determinação em mostrar o que eles fazem de melhor”, declara Orichuella.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara, que também acompanhou a banda em sua primeira jornada fora do município ladarense, os pequenos percussionistas destacaram e colocaram Ladário em cena através de sua lindíssima apresentação.

“Eles são um orgulho não apenas para a Secretaria, mas também para o nosso município em tê-los como representantes por aí afora. Essa garotada nos surpreendeu, eles estavam muito ansiosos, mas arrebentaram. Foram muito aplaudidos. Eu que acompanhei toda a trajetória da banda, posso dizer, que foi a melhor apresentação que eles já realizaram”, comenta o gestor da pasta.

Todo empolgado, Gabriel Moreira, de 12 anos, um dos integrantes da Banda João Lisboa de Macedo falou da importância da viagem e a experiência adquirida enquanto profissional da música.

“Foi uma grande conquista, uma experiência positiva e sem igual para todos nós! Nos divertimos, brincamos, conhecemos pessoas novas, e principalmente fizemos o que gostamos de fazer, que é tocar junto. Aprendemos muita coisa, de verdade! A sermos mais responsáveis e tudo mais. A gente estava muito empolgado e ensaiamos bastante para que desse tudo certo, afinal, foi nossa primeira apresentação em uma outra cidade, então tinha que ser uma coisa bem especial. O pessoal gostou bastante da gente, até pediram outra música, foi uma sensação ótima. Que esta seja a primeira de muitas outras viagens que virão!”, disse.

Participaram da festividade as fanfarras das escolas municipais Neil Fioravanti; Lóide Bonfim Andrade; Clarice Bastos Rosa; Vereadora Albertina Pereira de Matos; Armando Campos Belo; Cras (Centro de Referência de Assistência Social) indígena, além das bandas juvenis Nova Era Kotekitai e Tayo Ongakutai.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile