Ícone do site Pérola News

Autoridades civis e militares discutem ações contra onda de violência em Ladário

Em Ladário, neste primeiro mês de 2013, a população assiste o crescimento da violência paralelo ao sentimento de impunidade. Diante disso, na última sexta-feira (25), o prefeito José Antonio Assad e Faria (PT), reuniu-se com representantes das Polícias Militar, Ambiental e Civil, com as Guardas Municipais de Corumbá e Ladário, com o Serviço de Inteligência da Marinha do Brasil e com a Agência de Trânsito do município.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Sampaio Junior, o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado e de Fomento Jorge José Pinto de Castro, o secretário municipal de Saúde Cleber Colleone, o secretário municipal de Governo e de Finanças e Administração Roberto Guimarães, a secretária municipal de Educação Maria Olina, a diretora-presidente da Fundação de Cultura Wanessa Pereira Rodrigues, o chefe de Gabinete Jurandi de Araujo Sena, o gerente de Administração Tributária e Cadastro Imobiliário Eder Wilson Souza dos Santos, à assessora de Comunicação Jaqueline Santiago e a assistente social Carmem Pedroza – que no ato representou o secretário de Assistência Social e Cidadania Alexandre Ramos de Ohara.

A reunião foi coordenada pelo secretário municipal Jorge José Pinto de Castro
Prefeito José Antonio alertou sobre a insegurança que vem tomando conta da cidade

Em seu pronunciamento, o secretário Jorge de Castro mostrou preocupação no alto índice de criminalidade em Ladário, “estamos preocupados, pois nesta semana foram registradas duas mortes, um estupro e um assalto em residência. Esta reunião visa traçar ações de enfrentamento para impedirmos essa onda de violência em Ladário”.

O prefeito José Antonio fez um alerta para as autoridades de segurança sobre os atos de violência ocorridos na última semana, “é muita coisa para Ladário, precisamos fazer algo para coibirmos esses crimes que vêm assustando a população, pois eu mesmo estou com a liberdade restrita”.

O chefe do executivo disse que recebeu um abaixo assinado dos moradores do bairro Almirante Tamandaré, pedindo a retirada da feira livre que acontece toda quinta-feira no período noturno, devido as brigas das famosas ‘gangs’, “os grupos de jovens rivais, conhecidos por ‘gangs’, usam a feira livre como local de encontro para o campo de batalha, porém causam insegurança e medo para os moradores da localidade, por isso devemos tomar uma providência rápida”.

Conforme José Antonio, a Prefeitura de Ladário vem desenvolvendo projetos sociais preparando os jovens ladarenses para um futuro digno, “o objetivo é criar o futuro cidadão, pois só assim deixaremos de gastar recursos da saúde na recuperação de pessoas usuárias de drogas”, desabafou.

O tenente-coronel Waldir Ribeiro Acosta, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá e o Major Vinicius Lacerda Villanil, Comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Ladário, apresentaram dados estáticos sobre a criminalidade no município e também falaram sobre as dificuldades administrativas do efetivo, que são de outras cidades.

Delegado Gustavo Bueno fala sobre as dificuldades administrativas do efetivo

O delegado Gustavo Bueno, titular do 1º Distrito Policial de Corumbá, concorda plenamente com a argumentação do Coronel Waldir e do Major Lacerda, “além de serem de outras cidades, quero frisar aos senhores que temos pouco efetivo para atender a demanda crescente de ocorrências registradas na delegacia”.

Conforme o Coronel Waldir, seria necessário um novo concurso público, porém regionalizado, como também estudar medidas eficazes para solucionar o assunto de moradia, com a finalidade de baratear o custo de vida daqueles policias que se deslocam de outras cidades.

Na reunião ficou definido que as forças de seguranças irão adotar posições enérgicas em pontos de aglomerações e que possam causar tumultos e gerar violência. As ações devem começar ainda no mês de janeiro.

 

Por: Domingos S. de Arruda

Sair da versão mobile