Ladário

Assistência Social de Ladário promove palestra para mostrar avanços do Bolsa Família

 

Para comemorar uma década de inclusão e cidadania do Programa Bolsa Família no País, a Secretaria de Assistência social promoveu uma palestra para a população sobre o Panorama Municipal do Programa Bolsa Família na cidade e os seus avanços.

A palestra contou com a presença do prefeito, José Antonio Assad e Faria, o secretário de Saúde, Cléber Colleone, da superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu, do secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, Marquicileide representando a secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos e a superintendente da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (SETAS), Maria Aparecida da Silva Melo. O auditório da Câmara Municipal de Ladário esteve lotado por agentes comunitários de saúde, gestores das escolas municipais, presidentes de associações, população em geral, além de todas as equipes da Secretaria de Assistência Social.

O evento ressaltou o pioneirismo do programa que já atende em Ladário 1.562 famílias, possuem 2.617 famílias registradas no Cadastro Único, 9.062 pessoas cadastradas. Totalizando 114,60% de famílias do município com perfil de renda do programa, conforme o Censo 2010 do IBGE que identificou 1.363 famílias com este perfil.

De acordo com a assistente social do Programa, Suelene Miguel Dias, esse percentual é mais um ponto positivo para o desenvolvimento do programa em Ladário que a cada ano tem conseguido atender mais famílias.

Para o secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, o sucesso do programa na cidade se deve a união das equipes, “temos os agentes comunitários que trazem para nós as informações que precisamos através das visitas domiciliares que realizam diariamente. Depois temos a equipe de vigilância social que trabalha nos finais de semana para fazer a coleta de dados necessários para fazer a inscrição no Cadastro único, esse conjunto faz com que nosso resultado seja satisfatório”.

O prefeito José Antonio em sua fala comentou do bom trabalho realizado pela equipe e pelos resultados notórios apresentados, “tenho maior orgulho de liderar uma administração que consegue realizar com sucesso a implementação das políticas públicas, trabalho esse que é conseguido através de esforço, dedicação e que vem trazendo para o nosso município olhares positivos ao que diz respeito a vigilância social. Esse é o trabalho que queremos sempre realizar cada vez melhor para que o Ladarenses possam presenciar e desfrutar das nossas conquistas”. Para complementar, o prefeito citou a continuidade do trabalho exercido que será feita pelos servidores efetivos, “a efetividade tem uma importância muito grande, pois transmite a continuidade, temos que capacitá-los zelar e cuidar para que o animo de elaborar diversas ações continue”.

Projeto Vigilância Social e Operacionalização do Programa Bolsa Família

Visa planejar, executar e atualizar os cadastrados das famílias, bem como regularizar os benefícios, o acompanhamento das condicionalidades e a inserção das famílias beneficiarias nos serviços públicos.

Resultados alcançados com a realização do projeto

Visitas Realizadas: 480; Famílias Desligadas do Programa: 102; Benefícios liberados no período: 123; Desligamentos voluntários: 06; Famílias acompanhadas em processo de descumprimento de condicionalidade/ Fase suspensão: 66.

O objetivo do projeto é realizar a coleta de dados para inclusão no Cadastro único para os Programas Sociais do Governo Federal, por meio de visita domiciliares, averiguar inconstitucionalidades cadastrais por instrução operacional, expandir o programa Bolsa Família para a inclusão de novas famílias e realizar o acompanhamento das famílias.

Pontos positivos para Ladário

Conforme o Secretário de Assistência Social, Alexandre Ohara, o Bolsa Família em Ladário dentro da Saúde tem um dos melhores índices do Estado, “o resultado positivo se deve ao trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde”.

De acordo com informações da Superintendente Estadual do SETAS,Maria Aparecida da Silva Melo, de 14 municípios que tiveram reconhecimento por experiências em boas práticas em atualização cadastral, Ladário está entre eles, “esse estudo é relatado para o Brasil inteiro de como são feitos os trabalhos para que o resultado seja tão positivo com relação a renovação cadastrados, os dados coletados serão todos levados para o Brasil, então sem dúvidas é muito importante a presença de Ladário entre eles”.

“Nós recebemos um edital, aonde Ladário pelo seu alto índice percentual de acompanhamento na saúde foi escolhido para participar do curso à distância com 2.025 vagas, três profissionais indicados pelo gestor do Bolsa Família de cada segmento serão credenciados para concorrer a estas vagas, e mais uma vez Ladário estará presente disputando essas vagas”, enfatizou a superintendente da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação