Ícone do site Pérola News

Assistência Social de Ladário lança ‘Folia da Prevenção’ em defesa das crianças

Lançada nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, na Casa dos Conselhos, a campanha “Folia da Prevenção“ tem como objetivo a sensibilização da população contra os perigos que cercam uma festa popular como o Carnaval. Crianças e adolescentes quase sempre são os mais visados, seja por ofertas fáceis e abundantes de bebida alcoólica, seja por assédios de adultos alcoolizados ou mal intencionados. É aí que entra em ação uma equipe de 120 pessoas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania envolvida na campanha. Na linha de frente, serão 30 elementos. “É preciso deixar bem claro que se trata de uma ação de prevenção, partindo do princípio que orientação e sensibilização bem feitas ajudam a prevenir muitos casos de violação dos direitos da criança e do adolescente”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ohara.

Reunião na Casa dos Conselhos esclareceu estratégias da campanha (Foto: Divulgação)

Esses mesmos 120 integrantes da ação “Folia da Prevenção” vão formar um bloco que vai abrir o desfile do Carnaval na sexta-feira, 17 de fevereiro. “É um bloco que só consome água mineral”, ressaltou a pedagoga Célia Camello. Por isso mesmo se estuda que o tema musical do bloco será a música “Água”, de Cláudia Leitte. O encontro de lançamento contou ainda com a assistente social Renata Papa, coordenadora do Creas; a assistente social do Creas. Renatha Ribera; a assistente social Carmen Pedroza, técnica de referência do Núcleo; a psicóloga da Casa de Acolhimento, Flávia Sala; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alexandre Orichuela.

A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, administradores do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Cras, Conselho Tutelar e Casa de Acolhimento, todos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, além de pessoal de apoio como motorista e a Guarda Municipal de Ladário.

Na prática, a mobilização começou muito antes, desde os bailes pré-carnavalescos realizados no Centro Comunitário Seac, no Almirante Tamandaré (Cohab) e no show de Jorge Aragão. ‘Nossa equipe já é conhecida, existe um identificação dos moradores com o nosso trabalho, é importante esse respeito, muitos ambulantes estão colaborando e não vendendo bebidas alcoólicas a menores”, destacou a assistente social Renata Papa, coordenadora do Creas. “Vamos para a rua para dialogar, sensibilizar e, se for o caso, encaminhar casos graves para o Conselho Tutelar e a Polícia Militar”, acrescentou.

BEBIDA ALCOÓLICA

As infrações mais comuns nos pré-carnavalescos e shows foram crianças com copos de bebida alcoólica nas mãos. Mesmo com a venda proibida, a bebida chega ao menor por meio do adulto irresponsável. A equipe da Assistência Social também está atenta ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Os integrantes usarão camisetas amarelas para serem identificados na multidão. Abanicos serão distribuídos com mensagens que fortalecem os direitos das crianças e com os números dos telefones do Conselho Tutelar, da PM e o Disque 100.

CARTEIRINHA

Haverá ainda orientação a respeito da portaria assinada pela Juiza de Direito da Vara da Infância e Juventude, May Melke Amaral Siravegna, regulamentando a presença de crianças e adolescentes durante o desfile e os shows. O Conselho Tutelar, que fica na rua Saldanha da Gama (próximo à SSCH), está emitindo carteiras (com foto) para crianças e adolescentes que vão assistir ao desfile ao lado dos pais ou de um responsável. O telefone fixo do Conselho Tutelar é 3226-1445. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile